Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Produção de potássio da Uralkali sobe 10% em 2013

A produção de potássio da OAO Uralkali cresceu 10% no ano passado, para 10 milhões de toneladas, ficando abaixo do que havia sido previsto pela companhia de fertilizantes russa. Só no quarto trimestre, foram produzidas 2,8 milhões de toneladas, um salto de 61% no ano. A empresa divulgou dados de produção na segunda-feira.


A Uralkali atraiu a atenção no ano passado, quando anunciou que abandonaria uma parceria comercial com a Bielo-Rússia que controlava cerca de 40% do comércio mundial de potássio, usado como matéria-prima para fertilizantes. O movimento rompeu um cartel informal de preços globais do produto, pressionando as cotações no mercado mundial de US$ 22 bilhões.
Analistas do banco VTB Capital reiteraram a sua perspectiva negativa para a empresa, citando o fato de que a Uralkali não atingiu sua própria expectativa de produção de 10,5 milhões de toneladas em 2013 e fundamentos fracos.

'Altos estoques devem continuar pesando sobre os preços ao longo de 2014, independentemente de uma estratégia de negociação conjunta entre Uralkali e Belaruskali ser restabelecida', disse a instituição. Em dezembro, a Uralkali projetou que preços mais baixos devem aumentar a demanda por potássio em mais de 10% este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet