Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

agricultura familiar

AMM vai criar e reativar total de 20 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural

Foto: Reprodução

AMM vai criar e reativar total de 20 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural
A Associação Mato-grosensse dos Municípios inicia nesta quarta-feira (22) uma série de reuniões em vários municípios em todas as regiões do Estado para criar ou reativar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. Os encontros vão começar na cidade de Itiquira (360 quilômetros de Cuiabá), com a finalidade de ativar esses conselhos como gestores locais de projetos de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer.


Leia mais: Comissão Especial dará tranquilidade ao produtor sobre terras indígenas, diz presidente da FPA

De acordo com informações da assessoria de imprensa da AMM, este projeto foi elaborado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de forma sustentável nos municípios. O programa é articulado com apoio da Sicredi, além de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeituras, entre outros.

A primeira etapa do projeto vai contemplar 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de cada município se encarregará de selecionar 10 pequenos produtores para desenvolver em suas propriedades um hectare de banana, goiaba, mamão e outras frutíferas ou legumes e verduras associados ou não.

Com essa dinâmica haverá ao todo 200 hectares de frutas, legumes ou verduras, distribuídos em várias regiões do estado, servindo de referência e incentivo para o desenvolvimento da atividade no meio rural. O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, mais conhecido como Chiquinho do Posto, disse que a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, mas ainda há muito ainda que se explorar no meio rural.

“A AMM está buscando alternativas para fomentar a vocação agrícola nos municípios, oferecendo melhores condições de trabalho aos produtores rurais e mais incentivo à agricultura familiar”, assinalou o presidente, através de sua assessoria de imprensa.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, explica que a estrutura organizacional do programa de desenvolvimento da agricultura familiar está baseada nas instâncias estadual e municipal. “Na instância estadual o programa está estruturado no conselho deliberativo, comitê gestor e parceiros. Na esfera local participam o gestor do programa, parceiros e beneficiários”, afirmou.

Os municípios onde o programa será executado nesta primeira etapa são os seguintes: Nova Bandeirantes, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Nova Maringá, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Campo Verde, Tesouro, Guiratinga, Pedra Preta, Itiquira, General Carneiro, Torixoreu, Ponte Branca e Salto do Céu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet