Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

consumo em alta

Brasil importou 7 milhões de toneladas de trigo em 2013 para atender demanda interna

Foto: Reprodução

Quebra da produção argentina em 40% fez Brasil elevar importações

Quebra da produção argentina em 40% fez Brasil elevar importações

A produção mundial de trigo alcançou 716 milhões de toneladas em 2913, 50 toneladas a mais do que o total produzido no ano passado, segundo dados do Departamento de Agricultura dos estados Unidos (USDA). A retomada da expansão foi acompanhada pelo incremento no consumo mundial, que chegou a 703 milhões de toneladas, crescimento de 3,5% em relação a 2012.


Na avaliação de técnicos da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a recuperação da produção mundial trouxe mais tranquilidade ao mercado, favorecendo a acomodação dos preços.

Leia mais:
Restrição da oferta mundial de trigo é uma boa oportunidade para produtores do Brasil em 2014
Área plantada chega a 55 mi de hectares; soja, algodão e trigo lideram aumento e milho cai

No mercado interno, contudo, a redução do preço do grão em 2013 foi interrompida por uma nova alta a partir de junho, reflexo da quebra da produção na Argentina, principal fornecedor de trigo para o Brasil, que colheu aproximadamente 40% a menos do que no ano anterior.

Esta situação, de acordo com análise da confederação, perdurou até o final de 2013, com a entrada da safra brasileira n mercado. Além disso, outro fator que contribuiu para a redução do preço do trigo no país foi o crescimento das importações de trigo dos Estados Unidos.

“Estes dois fatores permitiram que a referência de alta do mercado argentino fosse colocada em segundo plano”, destacam analistas da CNA no documento intitulado Balanço de 2013 e Perspectivas para 2014, divulgado em dezembro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet