Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Crescimento baixo do Brasil afeta parceiros, diz moody´s

O baixo ritmo de crescimento da economia brasileira pode influir na avaliação de países vizinhos como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, informou a agência de classificação de risco Moody´s. Em relatório, a agência afirma que os países com uma relação comercial mais intensa com o Brasil - dos quatro, os três primeiros são membros do Mercosul - estão mais expostos ao contágio do baixo crescimento, embora frise que os efeitos são bastante limitados no restante da América Latina.


O Brasil deve crescer 1,9% na média do período de 2011 a 2014, segundo a Moody´s, ritmo inferior aos 4,8% registrados entre 2004 e 2008 e bem abaixo de seu potencial, de 3% ao ano. Esse foi, inclusive, um dos fatores que levaram a agência a reduzir a perspectiva do rating brasileiro de positiva para estável em setembro. Jaime Reusche, analista da equipe de risco soberano da Moody´s, em Nova York, diz que a expansão persistentemente fraca do Brasil tem impacto potencial significativo para a Argentina, pois pode minar uma já fraca dinâmica de crescimento :

- Embora dependa mais de sua economia interna para crescer, a Argentina tem o Brasil como destino de 20% de suas exportações. E como a Argentina tem uma economia em forte desaceleração, o baixo crescimento do Brasil será um fator importante para o rating do país.

Ontem, em mais um sinal da aversão generalizada a ativos de mercados emergentes, a lira turca abriu em forte queda e só mudou de direção após um anúncio de reunião extraordinária do Banco Central da Turquia - a instituição pode elevar a taxa de juros para estancar a fuga de dólares, que ameaça as reservas do país. O anúncio provocou alta de 2,33% da moeda turca, segundo dados da Bloomberg.

A lira turca foi segunda divisa mais afetada pela onda de vendas da semana passada, perdendo 4,4% contra o dólar, atrás apenas do peso argentino, que recuou quase 13%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet