Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

iniciativa

Senar promove caravana para divulgar programa Leite Legal

Senar promove caravana para divulgar programa Leite Legal
Representantes da Associação de Produtores de Leite (Aproleite) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) percorrem esta semana quatro municípios com o objetivo de divulgar o Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal). Esse programa pretende criar possibilidades, por meio de ações de formação profissional rural, para que os pequenos e médios produtores produzam leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor.


Leia mais: Milho 2013/2014 registra vendas pontuais em janeiro e muito atraso em relação à safra passada

Segundo informações da assessoria do Senar, a primeira parada foi em Dom Aquino, nesta terça-feira (11), onde a equipe se reuniu com o presidente do Sindicato Rural, Wanderlei Amaro de Almeida, empresários e produtores de leite. Wanderlei está otimista com a implantação do programa no município. Como Dom Aquino tem a pecuária leiteira como base da economia, o objetivo é melhorar a qualidade do produto na região. “Já temos 36 treinamentos do Senar-MT programados para 2014. A maioria é voltado para qualificação da mão de obra para a pecuária de leite”.

Os sindicatos rurais são os principais parceiros do Senar-MT para levar os treinamentos até o homem do campo. O presidente Wanderlei conta que a instituição cumpre o seu papel que é o de qualificar a mão de obra e ajudar o produtor a melhorar a renda no campo. Animado, o empresário Ronaldo Gomes Azambuja, do laticínio Brasilac, já disse que quer implantar o programa em sua empresa. “Tenho certeza que o Leite Legal vai nos ajudar a melhorar a qualidade do leite em nossa região”.

A expectativa é que dentro de 30 dias seja realizada a primeira turma do Leite Legal em Dom Aquino.

Produtor há oito anos e empresário, Valdécio Tarsis Rezende, tira em média 1400 litros de leite por dia. Ele acrescenta que é preciso investir em mão de obra qualificada e em qualidade. “A pecuária leiteira virou um negócio. Isso exige profissionalização. Contamos com o programa Produção de Leite de Qualidade para nos ajudar a melhorar a qualidade do nosso produto”.

A equipe continua a divulgação ao longo da semana. Na quarta-feira (12) a equipe visita o município de Campinápolis. Já na quinta-feira (13) a divulgação acontece em Canabrava. As visitas serão encerradas em Vila Rica, na sexta-feira (14).

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet