Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Produção de uva deve sofrer redução de mais de 20% em parreirais do RS

Os agricultores começaram a fazer a colheita de uva no Rio Grande do Sul. A produção no estado que é maior produtor do Brasil será de 710 mil toneladas da fruta, com redução de 23% em relação ao ano passado. A cidade de Caxias do Sul sedia a partir da quinta-feira (20) a Festa da Uva.


O plantio nas propriedades na Serra Gaúcha é feito por agricultores familiares, que são colonos de origem italiana. A colheita já começou na região. Para ajudar no serviço, muitos produtores contratam trabalhadores temporários pagando cerca de R$ 90 por dia. Mas está difícil encontrar mão-de-obra para realizar o trabalho.

“Ninguém mais quer trabalhar. É difícil. As gurias, foram tudo embora. Para encontrar os dias tem que chorar para os caras vir, tem que prometer churrasco, brinde e ainda é difícil”, diz o agricultor Nelson Rizzotto.

O produtor Nélson Rizzotto cultiva 12 hectares de uvas para vinho junto com os filhos Edison, Elias e Claudir. Viúvo há 20 anos, ele cuidou sozinho dos três meninos. Aos 68 anos, o agricultor sonha em manter o cultivo em família.

A saída dos jovens do campo preocupa muitos produtores, mas Elias Rizzotto tranquiliza o pai. “É difícil. Eu até me emociono. Pai sempre quer o nosso bem. Eu acho que a gente tem que seguir agricultura. Muita juventude está saindo, mas vai saber se não vão se arrepender”, diz.

Em outra propriedade da região a colheita é toda feita por parentes e vizinhos. Seis famílias se uniram em uma associação e cultivam cerca de 35 hectares de uvas de 15 variedades diferentes.

Para agregar valor ao produto, a associação tem uma indústria de vinho chamada de cantina e para onde é levada toda a uva colhida no campo. É necessário um quilo de uvas para produzir uma garrafa de 750 ml de vinho.

Outra propriedade do estado produz uvas de mesa. O agrônomo da Emater, Ênio Todeschini explicou as diferenças entre uva de mesa e uva para processamento. “Uva de mesa tem que ter bagas grandes e uniformes. Na uva para processamento as bagas podem ser desuniformes, o tamanho do cacho não é importante. O principal é o teor de açúcar para produzir um vinho, um suco e um vinagre de qualidade”, diz.

A uva de mesa não amadurece de uma maneira uniforme. O cacho deve ser retirado e colocado na caixa com cuidado. Mesmo com tanto trabalho, a produção deste ano terá redução. No ano passado o volume foi alto e é comum cair um pouco no ano seguinte.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet