Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Estiagem no Centro-Sul causa estragos e perdas a canaviais

A estiagem prolongada provocou estragos nos canaviais do Centro-Sul do Brasil. De acordo com o diretor técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, ao menos 35 milhões de toneladas de cana da safra 2014/15, que se inicia em abril, foram perdidas, 'neutralizando' as 20 milhões de toneladas que sobraram da temporada 2013/14 e as 15 milhões de toneladas obtidas com expansão de plantações.


'Se a safra for igual a que terminou, de 596 milhões de toneladas, já poderemos comemorar', afirmou em entrevista a jornalistas na sede da entidade, em São Paulo, onde ocorreu o lançamento do PAISS Agrícola. Ele admitiu, entretanto, que os prejuízos podem chegar a 40 milhões de toneladas e que a moagem pode ficar abaixo das 596 milhões de toneladas.

Conforme Padua, os Estados de São Paulo - especialmente a região de Ribeirão Preto -, Paraná e Mato Grosso do Sul foram os mais afetados pela seca das últimas semanas. Na avaliação dele, a expectativa é de que o próximo ciclo repita no máximo o atual em termos de produção de etanol e açúcar. As previsões da Unica para a próxima safra serão divulgadas entre final de março e início de abril, destacou ele.

Etanol - Apesar das perdas provocadas pelo clima, Padua avalia que os preços do etanol hidratado devem se manter estáveis em 2014/15. 'O mercado já trabalha muito próximo da paridade de 70% (frente à gasolina), então não tem muito como subir. Se subir, o consumidor migra para a gasolina. Portanto, deve ficar estável', explicou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet