Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

QUASE 100%

Plantio do algodão em Mato Grosso entra na reta final esta semana

Atualmente, verifica-se que, com a queda dos preços do milho, o plantio da fibra adensada, mesmo com suas dificuldades de manejo, pode acabar se tornando uma alternativa interessante aos produtores

Foto: Ilustração

Plantio do algodão em Mato Grosso entra na reta final esta semana
O plantio da safra de algodão em Mato Grosso deve ser finalizado esta semana, segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De acordo com o último informe de semeadura do instituto, 96.3% da área total de 593 mil hectares já tinham sido cultivados, o que representa 573 mil hectares.


Em comparação a mesma época da safra passada, há uma diferença de três pontos porcentuais a mais de avanço. Mas, como a área da safra 2012/13 foi de apenas 452 mil hectares, pode-se considerar um grande adiantamento em relação ao ciclo anterior.

“Com as chuvas constantes no fim de janeiro e início de fevereiro, ficou dificultada a entrada do maquinário em campo. No entanto, a última semana foi menos chuvosa, com avanço de 5,4 p.p”, pontua o instituto.

Com a proximidade do fim da semeadura, volta uma velha dúvida nos produtores quanto à semeadura do algodão adensado. Na safra anterior, a área total da cultura naquela modalidade foi de 55.834 hectares. Porém, a satisfação dos produtores com tal forma de semeadura não foi grande, o que fez com que tal área sofresse ameaça de diminuição para a safra atual.

Maior custo de produção pode reduzir lucro do produtor em até 30%
Soja deve movimentar R$ 24.4 bilhões na economia de Mato Grosso este ano

Atualmente, verifica-se que, com a queda dos preços do milho, o plantio da fibra adensada, mesmo com suas dificuldades de manejo, pode acabar se tornando uma alternativa interessante aos produtores. “Os produtores que optarem por tal forma de plantio, devem iniciar os trabalhos de semeadura nas próximas semanas, possibilitando mais uma alteração para estimativa de área plantada”, diz o Imea.

Estoques

A safra 2013/14 deve ser de recuperação de estoques no Brasil. As importações devem subir 15%, e a produção de pluma deve ser 330 mil toneladas maior do que a da safra passada, aumento de 25,3%. A elevação do estoque final deve ocorrer mesmo com o aumento do consumo interno, que deve ser um pouco maior do que na safra 2012/13, 33 mil toneladas, ou 4%.

Tal elevação no consumo deve ser anulada pela queda, também de 4%, nas exportações. A retenção dessas 22 mil toneladas irá suprir o aumento de consumo, deixando uma diferença de apenas 11 mil toneladas. “Com a oferta total sendo 11% maior do que a da safra passada, e a demanda total apenas 0,7% maior, os estoques finais devem ficar em 560 mil toneladas, 52% maiores do que no final da safra 2012/13”, explica o boletim do algodão do Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet