Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Brasil vai produzir 88,5 milhões de toneladas de soja, diz Usda

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) reduziu de 90 milhões para 88,5 milhões de toneladas a previsão para a safra 2013/14 de soja no Brasil. O ajuste foi anunciado nesta segunda-feira (10) no relatório de oferta e demanda válido para o mês de março. A redução leva em conta os efeitos dos veranicos registrados entre dezembro e fevereiro nas principais regiões produtoras da oleaginosa.


“No Brasil houve redução na previsão para a soja levando em conta principalmente o calor e o tempo seco da região Sul do país, ocorrido no momento em que a maior parte das lavouras estava nos estágios de floração e enchimento de grãos”, detalharam os técnicos do Usda. Mesmo com o corte o país segue ampliando a oferta em relação à 2012/13, quando foram colhidos 82 milhões de toneladas da oleaginosa.

A questão climática também gerou corte na previsão para a soja do Paraguai, que caiu de 9,3 milhões de toneladas para 8,1 milhões de toneladas. Para a Argentina o número segue estável em 54 milhões de toneladas.

Os ajustes geram reflexos nas projeções para a produção e os estoques finais mundiais da oleaginosa. A oferta mundial deve somar 285,4 milhões de toneladas, ante 287,6 milhões de toneladas previstos em fevereiro. Já os estoques vão somar 70,6 milhões de toneladas, contra 73 milhões estimados no mês passado.

O Usda também calcula queda nos estoques finais norte-americanos. Para a soja a previsão é de 3,95 milhões de toneladas (em fevereiro a projeção era de 4,09 milhões de toneladas). No caso do milho, o estoque estimado é de 37 milhões de toneladas, índice ligeiramente abaixo do previsto no mês anterior (37,6 milhões de ton.). O ajuste é baseado na perspectiva de aumento nas exportações do país, que devem somar 41,2 milhões de toneladas.

Mesmo com os problemas climáticos, o Usda não alterou as previsões para a safra de milho nos principais países produtores. Com isso, a expectativa da entidade segue sendo de que o Brasil vai produzir 70 milhões de toneladas do cereal – 11 milhões de toneladas a menos do que em 2012/13.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet