Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

modelo de desenvolvimento

Meio Ambiente debate os impactos do avanço da fronteira agrícola no bioma Cerrado

Foto: Reprodução

Diagnóstico pretende orientar ações governamentais na região

Diagnóstico pretende orientar ações governamentais na região

“O aumento da demanda por commodities brasileiras e a necessidade de diversificação da matriz energética nacional a partir da expansão dos agrocombustíveis resultarão na expansão da fronteira agropecuária, alterando significativamente a escala e o perfil da produção e impactando diretamente o desenho das redes logísticas e o estágio de conservação dos recursos naturais”.


A constatação é do coordenador da Gerência de Zoneamento Ecológico-Econômico do Departamento de Zoneamento Territorial (DZT) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bruno Abe Saber Miguel, um dos debatedores de encontro que acontece nesta segunda-feira (31/3), em Brasília, para discutir os impactos da antropização no bioma.

Leia mais
Sede da Embrapa Cerrados pode fechar para construção de unidades do Minha Casa Minha Vida em Brasília
Sul do Pará desponta como nova fronteira agrícola no plantio da soja

De acordo com a assessoria do MMA, a reunião será pautada por um diagnóstico estratégico elaborado pelo Departamento que buscou identificar os principais vetores condicionantes do uso e ocupação do bioma, além de levantar e mapear os programas, planos e políticas públicas que induzem a dinâmica territorial.

A principal finalidade do diagnóstico é orientar a tomada de decisões sobre iniciativas e ações governamentais na região. No contexto do Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Cerrado, tendo como horizonte os anos de 2022 a 2030, o MMA está elaborando cenários prospectivos.

A partir da consolidação do diagnóstico estratégico serão elaborados cenários tendenciais e alternativos preliminares para o Cerrado. Esses cenários serão objetos de uma série de oficinas nos estados da região para seu aprimoramento, validação e incorporação no MacroZEE do bioma.

O MacroZEE do bioma Cerrado constitui ação estratégica do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) e conta com o apoio financeiro da Iniciativa Cerrado Sustentável (GEF Cerrado) em sua elaboração. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet