Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Viva Lácteos trabalhará qualidade nas fazendas para elevar consumo

A Viva Lácteos, nova associação do setor, terá como prioridade estimular o consumo de leite. César Helou, conselheiro da entidade e presidente do Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, disse à reportagem que em 2013 o consumo do alimento no País era de 173 litros/ano, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de dois copos de leite por dia, o que equivale a cerca de 240 litros por ano. 'Nos últimos 10 anos, o consumo de leite no Brasil aumentou mais de 30%, o que é expressivo, mas precisamos crescer muito mais, temos muito potencial', declarou.


Para que o projeto tenha resultados ele diz que é fundamental melhorar a qualidade do produto. 'A associação pensa no futuro e o que ocorreu (adulteração do produto com adição de água, para aumentar o volume, e de ureia - produto que contém formol) foram problemas pontuais ante a uma produção nacional de 66 milhões de litros de leite por dia. Vamos trabalhar com ações de gerenciamento de fazenda, com apoio do Ministério da Agricultura, sistema Senai e Sebrae', explicou.

A Viva Lácteos também pretende trabalhar pela isonomia tributária para todos os segmentos da cadeia, investir na produção para exportação e promover políticas que incentivam o investimento por meio da maior disponibilidade de crédito e do acesso a bens de capital a preços mais competitivos. 'A associação veio para complementar as entidades já existentes e não substituí-las e ainda congregar a cadeia. O mercado amadureceu muito nos últimos anos e vimos que unidos somos mais fortes', ressaltou.

A Viva Lácteos será administrada por um conselho formado por 15 pessoas, sem presidente, com mandato de dois anos, sendo 12 executivos de empresas (fundadores da associação) e três representantes das associações ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo), G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida). O diretor executivo é Marcelo Martins, que teve passagens na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sistema Senar. O presidente executivo ainda não foi definido, mas será, segundo Helou, alguém com boa transição na esfera governamental. 'A intenção da associação é não ter 'cara' de nenhuma indústria', disse.

Preços
Questionado sobre o que a Viva Lácteos espera em termos de preços de captação e de venda de leite, o empresário declarou que, para ambos, a indústria trabalha com estabilidade. 'Dependemos muito dos estoques globais da matéria-prima. No ano passado, eles estavam baixos e o Brasil voltou a exportar. Agora, há uma relativa sobra do produto e as exportações recuaram. Esperamos que o câmbio volte a ficar atrativo para retomarmos as vendas externas', disse.
Scot

Nesta terça, em nota, o consultor da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro, afirmou que a expectativa é de que o mercado de leite siga firme e em alta em curto e médio prazos. Segundo ele, a maior concorrência entre os laticínios pela matéria-prima (leite cru) é o principal fator de sustentação. O Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite aponta que a produção de leite caiu 3,7% em fevereiro, em relação a janeiro. Em março, a queda estimada é de 2,2% em relação ao mês anterior. Para o pagamento a ser realizado em abril, 69% dos laticínios pesquisados acreditam em aumento do preço ao produtor, 27% em manutenção e apenas 4% estimam queda.

O lançamento oficial da nova associação do setor, a Viva Lácteos, ocorrerá nesta terça, a partir das 19 horas, no Hotel Brasília Palace, em Brasília (DF). Devem participar do evento, além de Helou, os empresários Dario Marchetti, presidente da francesa Danone no Brasil; Alexandre Almeida, presidente da Itambé; Cláudio Teixeira, presidente da Italac; Gilberto Xandó, presidente da Vigor; e Abilio Diniz, da BRF. Foram convidados, ainda, autoridades como o ministro da Agricultura, Neri Geller, e a senadora Gleisi Hoffmann.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet