Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Congresso de Ovos da APA mostra amadurecimento do setor

O bom momento da avicultura de postura foi refletido durante o XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, realizado pela Associação Paulista de Avicultura, em Ribeirão Preto, em São Paulo. Depois de sair fortalecida diante dos desafios impostos pelo mercado em 2012, o setor se mostra mais maduro e debate as oportunidades para o produtor.


Automação de granjas, produção de ovos especiais, uso da informática para melhorar a gestão das empresas, créditos e financiamentos foram algumas das oportunidades observadas durante o encontro. A manutenção do status sanitário do plantel avícola continua sendo a principal prioridade do setor, destacou o Presidente da APA, Érico Pozzer.

“O status sanitário do plantel avícola brasileiro é inegociável. Precisamos manter o trabalho de vigilância ativa e passiva”. Ele também chama a atenção para o risco de um excesso de oferta de produtos avícolas nos próximos meses, estimulados pelo momento de remunerador da atividade. “Este cenário exige cautela, não adianta querer produzir mais que o mercado consegue absorver para a manutenção dos preços remuneradores pagos ao produtor”.

O encontro ainda refletiu debates mais maduros entre toda a cadeia, desde produtores, passando pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco do Brasil, pelas empresas fornecedoras de nutrição, sanidade e equipamentos até representantes do varejo, o que demonstrou um momento de grande debate entre todos envolvidos na cadeia produtiva.

O diretor da APA e membro da comissão organizadora do evento, José Roberto Bottura, alertou para uma mudança no cenário nacional, com a postura comercial inserida em contexto maior, o da avicultura brasileira, especialmente falando em regulamentação e exigências de mercado. “Esta mudança exige um nível de profissionalização ainda maior, o que gera interesse, pois estamos em um contexto ampliado da avicultura, que é a maior exportadora mundial e terceira maior produtora de frangos de corte”, pontua o especialista.

Público recorde

Esta edição foi marcada também pelo recorde histórico de participantes, com a presença de autoridades e as maiores lideranças do segmento. Com mais de 500 congressistas, o evento registrou participantes vindos de vários Estados brasileiros, além de países como Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Venezuela, México, França e Holanda, entre outros.

Pozzer atribui este aumento ao trabalho realizado pela comissão organizadora, que trabalhou um ano inteiro para este evento. “O temário foi muito bem planejado, além dele, também contribuíram para este crescimento o fato deste encontro abrir o calendário de eventos do ano e acontecer em Ribeirão Pretos, uma cidade que oferece boa estrutura aos participantes e com fácil acesso das regiões produtoras, o que viabiliza a participação de todos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet