Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

No RS, produtores seguram a venda da soja aguardando preços melhores

Agricultores gaúchos estão segurando a venda da safra da soja porque acreditam que o preço pago pelo grão possa subir ainda mais.


O trabalho no campo está acelerado. Enquanto as máquinas colhem a soja, os caminhões se apressam para levar os grãos até os armazéns.

O Rio Grande do Sul deve colher 12 milhões de toneladas este ano. Em Cruz Alta, na região noroeste, o produtor Sérgio Bronzatti plantou 540 hectares com soja. Parte da produção já tinha sido vendida antecipadamente.

Em outra propriedade, Édio Quaini prefere esperar para vender o grão, apenas uma pequena parte da produção já foi negociada. “É um ano que tem tudo para subir o preço da soja, então se dá para esperar, nós vamos esperar. A pressão de venda faz com que o preço caia”, diz.

A lentidão na venda da soja pode ser vista também nas cooperativas e armazéns. Uma empresa espera receber na safra cerca de 600 mil sacas de soja, porém, apenas 50% dos grãos que estão entrando serão vendidos imediatamente. O restante vai ficar armazenado esperando preços melhores.

A cotação da soja, no mercado internacional, acumula, este ano, valorização de 13%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet