Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

COCAMAR: Dirigentes, técnicos e cooperados percorrem região citrícola dos EUA

Um grupo formado por dirigentes, técnicos e cooperados produtores de laranja, da Cocamar, seguiu para os Estados Unidos no último final de semana com uma agenda repleta de visitas e contatos na Flórida, a principal região citrícola daquele país. Na segunda-feira (07/04), na primeira etapa do roteiro, a delegação foi recebida para uma palestra na Universidade da Flórida e, nesta terça-feira (08/04), visitou propriedades. O retorno ao Brasil está marcado para o próximo domingo (13/04).


Objetivos - Conhecer as mais recentes tecnologias e também a situação do greening nos pomares estão os objetivos da viagem, que é promovida todos os anos. Diferente do que acontece no Brasil, os produtores norte-americanos não erradicam as árvores doentes. Nos Estados Unidos, a elevação dos preços do suco de laranja, na última década, teve um efeito negativo: a substituição do produto por similares mais baratos. Em 2000, um consumidor norte-americano bebia, em média, 22 litros por ano. Em 2012, essa quantidade já era 35% menor: 14 litros.

Flórida - Nos pomares da Flórida, por causa da presença do greening, há uma queda acentuada dos frutos e, segundo os técnicos, o programa nutricional não é solução, pois a contaminação é considerada muito elevada. Segundo especialistas, se os produtores pudessem voltar alguns anos no tempo, eles certamente optariam pela erradicação das árvores doentes, como forma de prevenir a disseminação da doença, que ainda não tem tratamento. Para eles, a única saída é investir em pesquisas e inovação, lembrando que a situação é muito grave naquele estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet