Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Combate a fraudes na venda de peixes faz quatro prisões em Santa Catarina

A Operação Poseidon, deflagrada na quinta, dia 10, pela Polícia Federal (PF) para combater fraudes na venda de pescados em Itajaí (SC) ,fez quatro prisões. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que acompanhou a ação da PF, um dos donos da empresa Costa Sul Pescados, a responsável técnica e dois funcionários foram presos na noite de ontem, por falsificação de documentos de rastreabilidade.


O Mapa adiantou que a ação prosseguirá na empresa Leardini, na qual, além dos casos de fraude, foi encontrada e lacrada uma câmara de estocagem em que os pescados não tinham rastreabilidade. De acordo com o órgão, isso pode caracterizar receptação de produtos clandestinos. Ao todo foram apreendidos 24 mil quilos de pescado em seis empresas, que receberam 25 autos de infração dos fiscais agropecuários e tiveram o registro suspenso para comercialização no mercado internacional.

A operação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas empresas Vitalmar, JMS Indústria e Comércio de Pescados, Costa Sul Pescados, Pescados Quatro Mares, Indústria e Comércio de Pescados Dona Rose, Leardini Pescados e M.S Luzitania. Elas entrarão em regime especial de fiscalização por parte do Mapa, com análise de todos os lotes que saírem desses estabelecimentos. Além disso, de acordo com a PF, o inquérito policial prossegue, e pode haver indiciamento dos responsáveis.

As empresas começaram a ser investigadas após fiscais agropecuários suspeitarem de troca de espécies de peixes durante inspeções de rotina. O objetivo das trocas seria aumentar os lucros, vendendo peixes mais baratos como pescado nobre. Segundo informações do ministério, entre as substituições constatadas estava, por exemplo, a do linguado pelo alabote e da merluza pela polaca do Alasca. Outra troca encontrada foi a da garoupa pelo mero, cuja pesca é proibida no Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet