Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores de cana apostam no plantio de eucalipto para driblar crise

A crise no setor sucroenergético tem feito com que os produtores de cana-de-açúcar procurem novas alternativas econômicas. Em Alagoas, os eles decidiram investir no plantio de eucalipto. De acordo com o diretor técnico da Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Estado de Alagoas (Asplana), Antônio Rosário, nos últimos anos, os produtores amargaram com os prejuízos no setor.


“Estamos com uma crise financeira que, em nível de Brasil, os débitos dos produtores passa de bilhões de reais. Quando não está prosperando, fica bastante complicando manter o negócio. Isso não é bom para ninguém”, afirma.

O produtor rural Nilson Agra diz que há seis anos vem investindo no plantio de eucalipto. “Nós estamos atualizando as regiões de encosta, já que a cana não está mais se adaptando. Estamos percebendo que o eucalipto está se adaptando muito bem às condições climáticas do estado”, afirma Agra.

O engenheiro agrônomo Shirlan Madeiros está animado com a produção de eucalipto e diz que Alagoas está em uma região que favorece o comércio. “Alagoas está muito bem localizada geograficamente, que fica próxima das regiões norte e Centro-oeste, da Europa. Além disso, temos o Porto de Maceió, o de Suap, e o que fica em Aracaju, que favorece ainda mais o transporte”, afirma.

Medeiros explica ainda que o proprietário precisa diversificar o seu plantio para que novas usinas possam ser instaladas no estado. “Só temos três usinas aqui em Alagoas e não existe fábrica sem matéria-prima”, afirma o engenheiro agrônomo Shirlan Madeiros.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet