Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Brapex alerta produtores para controle do mosaico do mamão

02 Jul 2014 - 15:11

Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya

O período com temperaturas mais baixas favorece o surgimento de lavouras de mamão com mais incidência de viroses. O mosaico (ou mancha anelar) é a principal doença enfrentada pelos produtores da fruta. Nas últimas semanas, agricultores do norte capixaba, segundo principal polo produtor do país, estão precisando erradicar mais plantas doentes do que o normal, devido a propagação do vírus os mamoeiros.


A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) alerta os produtores de mamão para que realizem o monitoramento constante na lavoura e eliminação de plantas infectadas, evitando a disseminação da doença. O produtor deve realizar inspeções periódicas na lavoura, prática conhecida como roguing, e eliminar as plantas infectadas, além de eliminar as lavouras abandonadas e plantas no fim do ciclo de produção para evitar fontes de inóculo na região. “É preciso que todos os produtores da região adotem essas medidas em conjunto para resultados mais eficientes. As plantas contaminadas pelo mosaico, além de causar prejuízo ao produtor, contribuem para a propagação da virose em outras áreas produtoras. Se um não cuidar, pode prejudicar toda a região”, alerta Rodrigo Martins, presidente da Brapex.

O corte compulsório dos mamoeiros doentes é obrigatório, de acordo com legislação específica. A realização do roguing, corte das plantas doentes logo no início dos sintomas, é a técnica mais recomendada para prevenir o aparecimento da doença e evitar a propagação do mosaico. “Se o produtor fizer o roguing terá uma perda dentro dos limites aceitáveis, de cerca de 3% a 5% da lavoura. Se ele não faz, a doença se espalha, contamina a lavoura e vira fonte para transmissão do vírus para plantações vizinhas. A perda é geral”, diz José Roberto Macedo Fontes, engenheiro agrônomo e diretor técnico Brapex.

Eliminação de plantas doentes é exigida em lei

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, responsável pela fiscalização das lavouras pede apoio dos produtores no combate a doença, solicitando que informem sobre roças abandonadas que podem estar sendo propagadora do vírus do mosaico. De acordo com a Instrução Normativa nº 17, de 27 de maio de 2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao ser detectada a presença da virose, os proprietários, arrendatários ou ocupantes são obrigados a eliminar as plantas infectadas.

No Espírito Santo, cabe ao Idaf realizar inspeções e verificar se a norma está sendo cumprida, ou seja, se os produtores estão realizando o corte ao detectarem a ocorrência do mosaico. Se o procedimento não estiver sendo adotado, o Idaf emite uma notificação, conferindo um prazo de sete dias ao produtor para realizar o corte. Uma vez encerrado o prazo, o Idaf retorna à propriedade para checar se a exigência foi cumprida. Se o corte não tiver sido feito, o Idaf recolhe uma amostra da planta e encaminha para análise laboratorial. Diante do laudo fitossanitário confirmando a doença, o Idaf providencia o corte compulsório a fim de evitar um prejuízo ainda maior à produção – tanto do proprietário quanto das lavouras vizinhas.

Sintomas da doença

Inicialmente, ocorre um amarelecimento das folhas mais novas que, posteriormente, apresentam um aspecto de mosaico, ou seja, áreas verdes misturadas com áreas amarelas de tonalidades, formas e tamanhos variados. Outro sintoma é nos pecíolos das folhas, onde aparece as ranhuras oleosas com depressão. Trata-se também de um sintoma inicial e muitas plantas são identificadas através desses sinais. Os frutos podem apresentar manchas sob a forma de pequenos anéis concêntricos, verdes bem nítidos, com aspecto oleoso. Em estágios mais avançados, os anéis podem ficar necrosados e esbranquiçados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet