Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

BODAS DE OURO

Famato faz 50 anos representando o pioneirismo e sucesso do agronegócio de Mato Grosso

Foto: Assessoria Famato

Famato faz 50 anos representando o pioneirismo e sucesso do agronegócio de Mato Grosso
Cinquenta anos de pioneirismo, garra e, principalmente, sucesso. É assim que os 50 anos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi definido por produtores rurais mato-grossenses e autoridades na noite desta quinta-feira, 19 de novembro, durante as comemorações das "bodas de ouro" da entidade.


A Famato completa 50 anos no próximo dia 16 de dezembro e representa hoje 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, levantando diversas bandeiras em prol do produtor mato-grossense. O Sistema Famato, além dos Sindicatos Rurais e da própria entidade, é composto pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Entre os vastos projetos desenvolvidos pela entidade está o Projeto Futuros Produtores do Brasil, que incentiva filhos, netos e sobrinhos de produtores do estado a continuidade da atividade. Além disso, diversos estudos, considerados renomados, foram desempenhados pelo Imea, como de logística e produção.

"A Famato há 50 anos atrás era uma federação de associações. Essas associações se transformaram em sindicatos rurais e de lá para cá houve a construção da sede, foi agregado o Imea, foi agregado o Senar no qual nós já capacitamos cerca de 750 mil pessoas, então houve um avanço muito grande da representação de classe proporcional ao avanço que teve à agropecuária aqui em nosso estado. A agropecuária aqui se desenvolveu praticamente do zero para o maior produtor de grãos e rebanho bovino", destacou o presidente da Famato, Rui Prado, em entrevista ao Agro Olhar.

Leia mais:
Senar-MT abre processo seletivo em Cuiabá e Sorriso com salários que chegam a R$ 4 mil

De acordo com Rui Prado, os próximos passos da federação é "melhorar a cada dia", principalmente no que diz respeito à tecnologia, uma vez que com o auxílio da mesma se consegue ampliar a produtividade. Prado revela ainda que parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso estão sendo desenvolvidas para que se possa dar um "upgrade" na relação técnica da produção.

Durante a festa em comemoração aos 50 anos da Famato nesta quinta-feira diversas homenagens foram prestadas. Uma das figuras lembradas, principalmente pelas autoridades, foi o ex-presidente da entidade Homero Pereira.



Representando o governador Pedro Taques, o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, destacou que o cidadão brasileiro e de várias partes do mundo encontram-se com Mato Grosso todos os dias devido à produção agropecuária e ao agronegócio. “Mato Grosso desponta como um novo estado devido a sua produção. Não vemos aqui a crise econômica que vemos no Brasil devido ao trabalho desenvolvido pelos produtores rurais”.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, frisou, durante a festa, que Mato Grosso é um exemplo a ser seguido, pois o “Brasil passa por dificuldades e Mato Grosso é exemplo de conseguir vencer os desafios com seu trabalho”.

Segundo o deputado federal de Minas Gerais e presidente de Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Marcos Montes, "se olharmos 50 anos atrás temos hoje um Brasil diferente via Mato Grosso". O parlamentar que veio à Cuiabá participar das comemorações da federação destacou ainda ao Agro Olhar que "Mato Grosso é essa grande fronteira e a Famato acompanhou tudo isso de perto. Então, é um orgulho para nós".

Ao Agro Olhar o senador mato-grossense José Medeiros afirmou que "esses 50 anos da Famato na verdade simbolizam eu diria todo esse progresso, hoje, que muitas pessoas estão conhecendo agora vendo Mato Grosso sendo cantado em verso e prosa pelo Brasil, como a fazenda do Brasil vamos dizer assim, que alimenta parte do mundo e quando se vê essa tecnologia toda empregada e pujança ao mesmo tempo em que temos um país em crise, Mato Grosso tem um índice de crescimento totalmente ao contrário".

Conforme José Medeiros, "são 50 anos de história que mudou Mato Grosso e a Famato representa justamente, também, a criatividade daqueles que vieram, que abriram Mato Grosso".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet