Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Em alusão aos 50 anos a Famato resgata a história do ex-presidente Bento Lobo

Foto: Arquivo Famato

Em alusão aos 50 anos a Famato resgata a história do ex-presidente Bento Lobo
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) comemora 50 anos na quarta-feira (16/12). Nessas cinco décadas, a entidade ajudou a escrever a história do agronegócio mato-grossense e contribuiu substancialmente para o desenvolvimento do Estado. Hoje Mato Grosso é reconhecido por sua liderança na produção de alimentos no Brasil e no mundo. Foi uma grande revolução nas últimas quatro décadas e queremos destacar as lideranças que impulsionaram esta transformação: hoje vamos falar de Bento Machado Lobo.


O cuiabano Bento Machado Lobo nasceu no dia 11 de março de 1930. Graduou-se em Agronomia em 1952 na já famosa Universidade Federal de Viçosa-MG e foi presidente da Famato entre os anos de 1969 a 1971.

De acordo com sua esposa Marta Soares Pereira Lobo, 82 anos, Bento Lobo tinha espírito de cooperativismo, associativismo e sindicalismo. Engajado nos projetos de agricultura e com a visão de futuro para o setor, Bento implantou em Mato Grosso e no ano de 1964, o Serviço Social Rural que atendia todos os municípios do estado. Mais tarde e com a finalidade de ganhar força junto ao Poder Público, Lobo idealizou a Federação das Associações Rurais que seria apenas o início para a implantação da Famato.

Bento também teve participação ativa implantação da Associação de Crédito e Assistência Rural – Acarmat, a qual foi o primeiro presidente. Quando assumiu o cargo de Secretário de Agricultura de Mato Grosso, Bento trabalhou por uma política agrícola sustentável.

A viúva de Bento Lobo conta com entusiasmo que o marido sempre sonhou em ver Mato Grosso como um divisor de águas para a agricultura brasileira. E apostou em um projeto corajoso e audacioso à época, a fundação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) que hoje é a entidade de classe que representa os 89 Sindicatos Rurais do Estado e mais de 33 mil produtores rurais.

Com uma forte representatividade no agronegócio e a convite do governador Pedro Pedrossian, Bento Lobo ingressou na política. Foi prefeito por Cuiabá em 1970 e deputado federal no ano de 1978. De acordo com a esposa, nunca deixou suas raízes sindicalistas rurais e continuou defendo os interesses do setor.

A Famato completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do setor e do produtor rural. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet