Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Brasil já pode vender ao Canadá alimentos para animais domésticos

27 Jul 2016 - 09:36

Assessoria de Comunicação Social Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Fabricantes brasileiros de gelatina e de alimentos para animais domésticos já podem exportar para o Canadá. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em Ottawa, durante a 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá. Os representantes dos dois países também acertaram que missões canadenses deverão fazer uma auditoria em plantas frigoríficas de carne bovina e suína no Brasil, assim como nos controles oficiais para exportação de carne de frango, o que significa avanço nas negociações bilaterais.


“O Canadá é um importante mercado e, atualmente, os produtos agropecuários brasileiros acessam somente 1,8% dele”, disse o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva. Ele é um dos membros da comitiva brasileira no CCA, da qual também fazem parte o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e do assessor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.

Material genético e Codex Alimentarius

Segundo os participantes da comitiva brasileira, o principal resultado do encontro desta semana foi o alinhamento das negociações entre os dois países. Ambos representam mercados importantes para produtos agropecuários. O Canadá, por exemplo, tem interesse em vender material genético de caprinos, ovinos e bovinos para o Brasil. Já o governo brasileiro pediu apoio dos canadenses à sua candidatura para a presidência do Codex Alimentarius, forum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1963.
O Canadá ocupa a 22ª posição entre os destinos dos produtos agrícolas brasileiros. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas para o país renderam US$ 188 milhões, com destaque para o açúcar e o café. Já o Brasil importou do mercado canadense US$ 42 milhões no mesmo período. Os principais produtos comprados foram lentilhas e ervilhas, rações para animais e trigo.

A partir desta terça-feira, o secretário Odilson Ribeiro Silva, José Luís Vargas e Filipe Lopes vão integrar a comitiva do ministro Blairo Maggi, que participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington, nesta quinta-feira (28).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet