Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Sindicatos rurais fazem balanço do trabalho realizado em 2012

Com o final do ano se aproximando, os Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem um balanço dos trabalhos realizados ao longo de 2012 e já definem as metas para o próximo ano. A sanção do Código Florestal, apesar dos vetos, a aproximação com os produtores rurais nos sindicatos e o projeto de Sucessão Familiar, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), são alguns dos destaques do ano elencados pelos presidentes.


Para a presidente do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Stafuzza, a maior conquista do setor produtivo foi, sem dúvidas, a sanção do Código Florestal, pois possibilitou aos produtores continuarem produzindo com segurança. "Foi uma conquista de todos nós produtores rurais. Nos empenhamos bastante para a aprovação de uma nova legislação ambiental", destaca.

Em Matupá, Stafuzza comenta ainda que conseguiu desenvolver vários projetos importantes, entre eles o Filhos no Campo, idealizado no sindicato e que se estendeu para todo o estado através do Senar-MT. "Realizamos também uma peça teatral, para 450 pessoas, direcionada ao produtor rural. Apresentamos, de maneira leve e descontraída, legislações e normas que precisam ser cumpridas pelo setor, com o objetivo de levar ainda mais informação aos nossos associados".

Fomentar a união dos produtores rurais foi um dos trabalhos desenvolvidos pelo Sindicato Rural de Cáceres em 2012. Além disso, segundo o presidente, Márcio Lacerda, o sindicato também trabalhou ao longo do ano a questão da sucessão familiar no campo. "Em 2013 continuaremos com esta meta, informando sempre ao produtor as conquistas da Famato e dos Sindicatos Rurais, visando melhorar nosso trabalho que é produzir alimentos de maneira sustentável".

Em São José do Xingu, o ano de 2012 foi marcado pela transição de diretoria do Sindicato Rural. A presidente, Delúbia Borges Tulha, afirma que pode dar continuidade aos projetos iniciados pelo presidente anterior. Entre eles está o incentivo à construção de estradas na região. "Outro ponto importante foi a sanção do Código Florestal, já que trabalhamos ativamente durante todo o processo de discussão".

Delúbia comenta que entre as metas do sindicato para o próximo ano está o fomento à produção leiteira em São José do Xingu. "Pretendemos, em parceria com a Famato e o Senar, incrementar a atividade leiteira na região, já que há potencial, porém falta informações e capacitação".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet