Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

FUNGO ATACA

Casos de ferrugem alastram em MT apesar de chuvas irregulares

Apesar das chuvas irregulares nesta safra 2012/2013 terem auxiliado a uma não proliferação maior, Mato Grosso encerrou 2012 com um crescimento de 350% nos casos confirmados de ferrugem asiática. Entre outubro e dezembro foram contabilizados 9 focos confirmados do fungo, enquanto em 2011 os registros deramse somente em dezembro com apenas 2 casos.


Conforme especialistas do Consórcio Antiferrugem, existem mais casos, contudo não foram registrados e nem encaminhados aos laboratórios para análises. A preocupação quanto a ferrugem asiática intensificou-se, ainda mais, neste momento de fase de colheita, visto o fungo ser levado as plantas ainda em desenvolvimento.

De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, dos 9 casos confirmados e registrados em Mato Grosso 6 foram notificados em soja guaxa (nascida involuntariamente às margens das rodovias e zona urbana). Os demais foram confirmados em soja comercial. Os municípios com maior incidência da ferrugem com dois casos cada confirmados são Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis. Campo Verde, Ipiranga do Norte, Sapezal, Lucas do Rio Verde e Alto Araguaia um caso cada.

“Os números que constam no site do Consórcio Antiferrugem são apenas indicadores, pois há produtores que não registram os focos e nem levam o material para análise nos laboratórios. Sendo assim, o número pode ser maior que estes 9 casos”, comenta o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja- MT), Luiz Nery Ribas.

Segundo ele, o estado de alerta segue nas lavouras mesmo com as irregularidades das chuvas desde dezembro.

“O fungo precisa de umidade e alta temperatura para se proliferar. É preciso os dois juntos para isso e no momento estamos apenas com altas temperaturas, o que tem ajudado, além da monitoração dos produtores”.

Ribas comenta que as aplicações de fungicidas seguem em todo o Estado e em algumas lavouras foram mais de duas aplicações.

Questionado se a fase da colheita auxiliaria na proliferação do fungo, o gerente técnico da Aprosoja-MT frisa este ser um momento de “extrema atenção” nas lavouras. “Esta é uma fase de perigo, pois conforme colhe-se o fungo com o vento pode espalhar-se na soja que ainda está em desenvolvimento”, explica.

No Brasil entre outubro e dezembro de 2012 31 casos de ferrugem asiática foram confirmado no Consórcio Antiferrugem. Já no período em 2011 haviam sido 22 focos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet