Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

etanol e acúcar

Brasil pode produzir 24 bi de litros de etanol em 2013/14

Foto: Reprodução/Ilustração

Produção pode bater recorde

Produção pode bater recorde

Estimativa de empresa dos EUA aponta cenário positivo do mercado econômico brasileiro na área de produção de etanol e de açúcar. Informações divulgadas pelo grupo norte-americano FCStone Consultoria em Futuros e Commodities Ltda dão conta de que a safra de cana-de-açúcar da temporada 2013/14 na região Centro-Sul do Brasil deve atingir 580 milhões de toneladas.


Índios reivindicam uma das maiores áreas produtoras de cana de açúcar do país
Produção de cana no Centro-Sul atinge 531 milhões de ton

Marcos Escobar, consultor sênior da FCStone, prevê em um horizonte bem próximo perspectivas de uma melhora na rentabilidade das usinas. “As unidades devem produzir 36 milhões de toneladas de açúcar e 24 bilhões de litros de etanol na temporada neste ano; isso resultará no crescimento de 10% no volume de cana”.

O consultor registra que este crescimento pode reverter em tranquilidade para setor público e provado. “Estamos esperando a decisão de subir o preço da gasolina se tivermos mais cana. Também temos a chance da mistura de etanol na gasolina passar para 25%", diz.

Escobar conta que as estimativas para a remuneração do etanol devem seguir mesmo caminho. "Só o fato de aumentar a mistura do etanol anidro na gasolina, teremos um consumo de mais de 1 bilhão de litros. Outro detalhe é que neste ano, os Estados Unidos devem importar mais do biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar”.

Otimismo
O mercado busca alternativas para atender a demanda por combustíveis em um momento que o setor não investe. "É o preço da gasolina que prejudica o preço do etanol. A expansão do setor, a renovação dos canaviais está muito vinculada ao que vai acontecer com o etanol daqui para frente. A necessidade de 1 bilhão está aí, temos sete anos e vamos ter que pedalar bastante para chegar nessa quantidade de matéria-prima", conta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet