Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

farelo de soja

Acordo entre Brasi e Rússia pode beneficiar Mato Grosso

Foto: Assessoria

Acordo entre Brasi e Rússia pode beneficiar Mato Grosso
Uma reunião entre os ministros da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro, e da Rússia, realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como parte do 2° Reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, serviu para que os dois países definissem as regras que serão válidas para que o Brasil exporte farelo de soja para os russos.


A assinatura de acordo entre os dois ministros, programada para ocorrer nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), vai beneficiar Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa no país.

Brasil e Rússia debatem temas sanitários e fitossanitários

Durante o encontro foi finalizado o acordo sobre requisitos fitossanitários - se ampliaram os debates em torno das regras fitossanitárias, que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil, e o protocolo sobre cooperação para o fornecimento de farelo de soja do Brasil para aquele país.

Uruguai se destaca, mas Rússia continua principal mercado

O objetivo é propor mecanismos que favoreçam ambos os países. Neste caso, o Brasil exportaria o trigo da Rússia, já que a produção brasileira é insuficiente para atender o mercado interno.

Brasil e Rússia tem um longo histórico de cooperação na agropecuária, apesar dos diversos problemas encontrados pelo país para exportar carne bovina para o colega de Brics – bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e mais recentemente África do Sul.

Safra recorde

Com previsão de colheita de safra recorde de soja – em torno de 83 milhões de toneladas, e com o mercado russo abrindo cada vez mais as portas para os produtos da agropecuária brasileira, a expectativa é de aumento nas exportações do farelo para o país.

O secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, agradeceu o esforço das autoridades russas para equacionar as pendências entre os países. Segundo Porto, o Brasil é o maior exportador de soja em grão. “Devido à queda da safra americana este ano, o Brasil se tornou o maior produtor. Temos resultados muito positivos. As questões tratadas são de interesse de ambas as partes”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Cosam Coutinho, as exportações de trigo da Rússia para o Brasil estarão liberadas, assim que assinado o acordo. “Essa negociação entre os dois países já leva alguns anos e a abertura das importações para o comércio de trigo Russo pode suprir uma carência que o Brasil tem em relação ao produto”, explicou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet