Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Preço do etanol deve oscilar pouco no ano

Os preços do etanol devem registrar uma certa estabilidade no ciclo 2013/14, mesmo com a perspectiva de produção maior do combustível, uma vez que o aumento da mistura à gasolina e a demanda exportadora compensarão uma oferta excedente prevista para a nova temporada, disseram especialistas.


Os preços atuais no mercado físico estão cerca de 10 por cento acima dos verificados ao final de janeiro, ganhando sustentação com a alta da gasolina e com o anúncio da mistura maior no combustível fóssil, mas não devem oscilar muito nos próximos meses apesar da safra recorde de cana esperada.

"Se houvesse alguma tendência de queda de preço, ela viria pelo aumento da safra... Mas isso nós acreditamos que será absorvido pelo aumento da mistura (de etanol na gasolina)", disse o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), Miguel Tranin.

A partir de 1o de maio, o percentual da mistura de etanol anidro na gasolina subirá dos atuais 20 por cento para 25 por cento. Com o aumento na adição do biocombustível, haverá uma demanda adicional de 2 bilhões de litros de etanol, segundo cálculos de Archer Consulting.

Tranin observou ainda que os preços do etanol não tiveram as fortes oscilações que tradicionalmente ocorriam no passado entre o período de safra e entressafra.

A moagem da nova safra, que oficialmente começa em 1o de abril, já se iniciou em algumas localidades do centro-sul, mas o volume produzido ainda é pequeno.

As estimativas de moagem da cana no centro-sul na nova temporada variam entre 570 milhões e 600 milhões de toneladas, contra pouco mais de 530 milhões de toneladas da safra que está se encerrando.

A presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Elizabeth Farina, apontou ao final de janeiro que o centro-sul poderia colher um recorde de até 600 milhões de toneladas em 13/14, mas não divulgou suas estimativas para produção de açúcar e etanol na nova safra.

A Archer Consulting projeta produção de 25,2 bilhões de litros de etanol em 2013/14, versus um volume atual apontado pela indústria em 21,36 bilhões de litros em 12/13, no acumulado até o final de fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet