Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

ACRIMAT

'Na Medida' quer acabar com atritos entre produtores rurais e frigoríficos

Os dados gerados pelo programa serão compilados e transformados posteriormente em uma espécie de cartilha de orientação ao produtor.

15 Mar 2013 - 07:31

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

'Na Medida' quer acabar com atritos entre produtores rurais e frigoríficos
Um programa inédito na pecuária mato-grossense foi apresentado nesta quinta-feira (14) durante o Circuito Feicorte 2013, etapa Cuiabá, pelo superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. “Na Medida – o abate do pasto ao frigorífico” pretende diluir dúvidas e acabar com atritos entre produtores e plantas frigoríficas.


Através de acompanhamento do gado desde o manejo, passando pelo embarque, transporte e chegando ao abate, o projeto propõe a pesagem dos animais em cinco etapas, o que poderá mapear em que pontos os animais podem sofrer perdas de peso.

JBS espera nova norma para regulamentar abate até abril de 2013

Muitos pecuaristas reclamam que os frigoríficos nunca apresentam uma pesagem compatível com a realizada nas fazendas, o que gera estranhamento entre esses elos da cadeira. O trabalho quer colocar “os pingos nos is” em relação a essas divergências.

Com os dados coletados pelo programa, será possível mapear e explicar situações, apontando de quem é a “culpa” e quais as soluções.

JBS conclui aquisição do frigorífico Independência

Luciano Vacari explica que, por enquanto, o Na Medida está sendo executado em uma planta do Frialto em Sinop, onde foi instalada uma balança da associação, digital, elaborada por uma das parceiras do projeto, a Beckhauser.

Desde janeiro, há acompanhamento técnico de lotes de animais de propriedades da região desde o manejo para embarque até a pesagem final no frigorífico.

Os dados gerados pelo programa serão compilados e transformados posteriormente em uma espécie de cartilha de orientação ao produtor.

O projeto conta com parceria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Beckhauser e Frialto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet