Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

em fevereiro

Colheita da soja gera cerca de duas mil vagas de trabalho no Estado

Foto: Ilustração

Colheita da soja gera cerca de duas mil vagas de trabalho no Estado
Atividades ligadas á colheita de soja em Mato Grosso geraram cerca de duas mil vagas de trabalho no mês de fevereiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira.


Foi o segundo melhor desempenho na abertura de vagas na agricultura, perdendo apenas para a colheita da cana-de-açúcar em São Paulo, que empregou 5.7 mil trabalhadores a mais no período.

Venda de colheitadeiras cresce 58% no primeiro bimestre deste ano

Mas, excetuando os dois estados, segundo o Caged, o saldo de empregos na agricultura foi negativo no segundo mês do ano, com fechamento de mai8s de 9.7 mil vagas - com queda no cultivo de laranja e outras atividades de apoio ao setor.

Apesar da queda dos empregos na agricultura em âmbito nacional, o Caged aponta recuperação na abertura de postos com carteira assinada no mês passado em comparação a janeiro. Em fevereiro, o saldo de empregos foi positivo em 123,4 mil vagas – resultado de cerca de 1,7 milhão de admissões e 1,6 milhão de demissões.

Vanguarda registra produtividade de soja acima da média do país

Os setores que contribuíram para o melhor desempenho de fevereiro do que o de janeiro foram: serviços (82 mil postos) e indústria de transformação (33,4 mil).

Em janeiro deste ano, foram gerados 28,9 mil postos formais, o saldo mais baixo para o mês desde 2009, ano da crise financeira internacional.

Apesar da leve recuperação, a quantidade de postos criados em fevereiro também foi o menor para o mês desde 2009, quando foram abertos 9,1 mil postos. Em 2010, foram 209,4 mil vagas; em 2011, 280,7 mil; e em 2012, 150,6 mil.

Os estados que registraram os melhores saldos foram São Paulo (47,7 mil), Rio Grande do Sul (17 mil) e Paraná (15,8 mil). Alagoas, Pernambuco e Paraíba foram os que saíram pior. Somados, tiveram o fechamento de mais de 15 mil vagas com carteira assinada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet