Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Economia

BOA IMPRESSÃO

Informações da agricultura de Mato Grosso agrada governo do Japão

Foto: Valério Gouveia

Japoneses visitando lavouras em Sorriso

Japoneses visitando lavouras em Sorriso

O coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Masahiro Isa, saiu satisfeito com o que viu em Sorriso (412 km ao Norte de Cuiabá), após visita com uma comitiva às lavouras e agroindústrias do município, nesta quarta-feira.


Para o representante do governo do japonês, a visita foi importante para conhecer a realidade agrícola do Estado e assim abrir novas oportunidades de investimento.

Japoneses visitam Sorriso visando aumentar importação de milho

“Ficamos impressionados com a extensão das plantações e tecnologia empregada nas lavouras, além da estrutura dos frigoríficos. Levaremos agora as informações ao governo japonês e também aos nossos produtores”, informou, durante entrevista.

Os japoneses estão interessados na produção de milho brasileiro para abastecer a fabricação de rações. Diante da estimativa de queda na produção americana, eles estudam a possibilidade de aumentar as importações do ceral brasileiro para garantir o abastecimento interno.

Produção de milho será 2 milhões de toneladas maior que 2011/12

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Ggrosso, Alan Zanatta, acompanhou a missão do governo japonês na visita que fizeram no município de Sorriso. Segundo Zanatta, a intenção do governo é ampliar a negociação de forma a agregar valor à produção local.

“Eles já compram um volume alto do grão. Como o objetivo dos japoneses é transformar o milho em ração para engorda de aves e suínos, estamos negociando a exportação do produto já industrializado”, reforça o secretário.

Na balança comercial, o Japão representa o segundo lugar no ranking de exportação de Mato Grosso. Somente no mês de fevereiro deste ano, o volume vendido para eles foi de aproximadamente U$ 208 milhões, segundo a assessoria da Sicme.

Zanatta reforçou que o governo de Mato Grosso está trabalhando para atrair investidores e estreitar ainda mais a relação comercial com outros países.

“Mato Grosso é o maior produtor de milho e soja do Brasil, além de ter o maior rebanho bovino do país. Estamos trabalhando agora para fortalecer a industrialização da matéria prima. Ficamos felizes com a vinda do grupo japonês e temos certeza que vamos fechar bons negócios”, afirma.

A comitiva fora composta pelo segundo-secretário da Embaixada do Japão, Kentaro Morita, pelo vice-cônsul do Japão em São Paulo, Satoshi Endo, pelo coordenador do Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Masahiro Isa e Akira Sano, assistente Departamento de Pecuária do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Também participaram da visita em Sorriso o prefeito Dilceu Rossatto, a presidente da Câmara Municipal, Marilda Savi, demais vereadores e secretários municipais, informa a Secretaria de Comunicação do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet