Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Congestionamento em portos do Brasil pode impulsionar cotações de soja

Os preços da soja devem subir devido ao congestionamento de portos do Brasil, um dos maiores exportadores da oleaginosa, projetou o banco ANZ, em relatório. 'Os atrasos em embarques do Brasil deixam o mercado pronto para um rally', destacou.


A instituição destacou que o line-up de navios aguardando para exportar soja brasileira é agora superior a 12 milhões de toneladas, quase o dobro do registrado um ano atrás. Os tempos de espera nos portos de Santos e Paranaguá são de 40 dias e 60 dias, respectivamente, levando compradores da China, maior importador do mundo, a cancelar pedidos, destacaram traders.

Conforme o ANZ, que citou ainda a mudança de regras para motoristas de caminhão, filas de espera para descarregar soja em Santos chegaram a mais 20 quilômetros de extensão deste mês. Qualquer greve ou umidade prolongada pode prejudicar as exportações de soja do Brasil, assinalou o banco.

A produção de soja brasileira deverá aumentar 24% este ano, para cerca de 82 milhões de toneladas, segundo o IGC. Na quinta-feira, o contrato maio da oleaginosa na Bolsa de Chicago (CBOT) caiu 49 cents (3,37%) e encerrou a US$ 14,0475/bushel. As informações são da Dow Jones.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet