Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

prática

Artigo traz alternativa para alimentação de gado de leite na seca

Uso da Aveia Preta como fonte de alimentos no período seco do ano e como cobertura do solo

Foto: Reprodução

aveia preta

aveia preta

Uma prática que vem sendo adotada em fazendas que utilizam o sistema de monocultura é o plantio de plantas de cobertura no inverno, seja com a finalidade de produção de alimentos ou simplesmente proteção do solo. Essas plantas também têm como finalidade interromper o ciclo de vida de pragas e doenças, reciclar nutrientes e suprimir plantas daninhas.


A Aveia Preta (Avena strigosa) é um exemplo. Está sendo cada vez mais usada como alimento para vacas leiteiras na seca, pois confere boa produtividade e alto valor nutritivo, além de proteger o solo.

A rusticidade, o alto valor nutritivo e a boa produção de massa verde são características da aveia. É resistente ao pisoteio e apresenta baixo custo de produção. Ela pode ser usada na alimentação dos animais na forma de feno, servida fresca no cocho ou sob pastejo.

Se bem formada, a aveia suporta de 3 a 4 ciclos de pastejo com produção superior a 4 toneladas por hectare de matéria seca. O excedente da produção é usado como cobertura do solo.

O plantio da aveia pode ser realizado por equipamentos que apresentam caixa de distribuição de sementes, utilizados para realizar a subsolagem após a colheita do milho. Em plantios em áreas sob sistema irrigado, a semeadura pode ser feita de março a junho, e em sistema sob sequeiro o plantio é feito de março a abril.

Flaresso et al. analisaram a produtividade em função da época de semeadura e densidade de plantio e constataram que o plantio realizado nos meses de março e abril foi superior aos plantios feitos nos meses de maio e junho.

Tabela 2: Rendimento de Matéria Seca (t/ha) da Aveia em função da Época de Semeadura e Densidade de Plantio.



A aveia pode ser plantada em linha, com espaçamento de 15 a 20 cm, ou semeadas a lanço, sendo que a dosagem recomendada é de 70 a 90 Kg/ha.

Fonte: Moreira

Referências Bibliográficas
- Flaresso, J. F., et al. Época e Densidade de Semeadura de Aveia Preta (Avena strigosa Schreb.) e Azevém (Lolium multiflorum Lam.) no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. Revista Brasileira de Zootecnia. 30. 1969-1974. Ituporanga-SC. 2001.

- Machado, L. A. Z., Aveia: Forragem e Cobertura do Solo. Embrapa Agropecuária Oeste. Coleção Sistema Plantio Direto, 3. 16 p. Dourados-MS. 2000.

- Primavesi, A. C. et al. Adubação de Aveia em Dois Sistema de Plantio. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Brasília-DF, v. 37, n. 12, p. 1773-1778. dez. 2002.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet