Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política

Agricultores familiares organizados em cooperativas serão beneficiados por Chamadas Públicas

Entretanto, a dificuldade dos pequenos agricultores de acessar aos mercados institucionais ainda persiste. A execução de duas Chamadas Públicas, pela Emater/RS-Ascar, voltadas ao cooperativismo deve auxiliar em modificações desse cenário. Na região administrativa de Santa Rosa serão atendidas 13 cooperativas.


O agricultor familiar, cuja vocação é de produzir alimentos, tem a oportunidade de fornecer seus produtos para escolas, assim como para outras instituições – penitenciárias, hospitais, entidades assistenciais, etc. Porém, para isso, é preciso estar organizado. Nesse contexto, surgem as cooperativas da agricultura familiar, por meio das quais é possível acessar a esses mercados institucionais.

A Chamada Pública 04/2012, proposta pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), chega diante de um cenário no qual os mercados institucionais têm se fortalecido, com destaque para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Já a Chamada Pública 06/2012, que também atenderá agricultores gaúchos, deve orientar sobre o acesso a diferentes mercados institucionais.

Acessar essas oportunidades oferecidas pelas políticas públicas requer qualificação das organizações no apoio à produção e à comercialização de produtos “in natura” e beneficiados. Para auxiliar a atender esses desafios, pode-se contar com a equipe da Emater/RS-Ascar, que estará engajada para dar conta das propostas das duas Chamadas Públicas.

Qualificação da Gestão para acesso ao PNAE

A Chamada Pública 04/2012 é voltada para a qualificação da gestão, fortalecimento e inserção de cooperativas da agricultura familiar no PNAE e outros mercados. No Rio Grande do Sul, 30 cooperativas da agricultura familiar serão atendidas.

De acordo com o administrador, membro da Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, da região administrativa de Santa Rosa, serão acompanhadas, ao longo de dois anos, três cooperativas da agricultura familiar detentoras de DAP Jurídica e produtoras de gêneros alimentícios adequados à alimentação escolar.

Qualificar a gestão significa facilitar o acesso ao crédito e aos mercados fornecedores, além de geração de renda às famílias associadas. O orçamento disponibilizado no ano de 2012 para o fornecimento da alimentação escolar, para os 44 milhões de beneficiários do Programa, chegou a R$ 3 bilhões. Desse percentual, em torno de R$ 1 bilhão foi para alimentos oriundos da agricultura familiar. Com a qualificação da gestão das cooperativas, a perspectiva é ampliar.

Acesso a mercados institucionais

A Chamada Pública 06/2012 tem como foco a qualificação da gestão de empreendimentos coletivos da agricultura familiar visando seu fortalecimento e a inserção nos mercados institucionais e privados. Uma equipe multiprofissional deve acompanhar, durante dois anos, cooperativas da agricultura familiar para enfrentar os desafios na comercialização e organização de sua produção.

Com esse acompanhamento, a intenção é facilitar e qualificar o acesso a mercados institucionais. As cooperativas precisam – e receberão apoio para - qualificação na gestão e modernização de processos para a agregação de valor aos seus produtos.

Serão beneficiários desta Chamada Pública 265 empreendimentos coletivos, especificamente as cooperativas de agricultores familiares, em todo país. No Rio Grande do Sul, serão atendidas 62 cooperativas de agricultores familiares, durante os próximos dois anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet