Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Gaúchos são os primeiros a receber conferência estadual de desenvolvimento rural

A etapa estadual vai eleger os representantes que participarão do evento na capital federal, além de promover debate sobre o documento de referência e a votação de propostas para a etapa Nacional.


A previsão é que as conferências estaduais sigam até agosto, em todo o País. Cada estado terá um número determinado de representantes, dependendo da população rural versus a população total – o Rio Grande do Sul levará para a Nacional 46 delegados. O secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/ MDA), Roberto Nascimento, explica que esse será um momento de discussão e avanço nas proposições.

“Além de discutir as políticas públicas, tendo em vista a Conferência Nacional, é importante que cada estado construa o seu plano estadual e que a realidade de cada local seja considerada. Nas estaduais é que serão consolidadas todas as propostas das conferências anteriores”, diz Roberto.

O processo para as conferências estaduais começou em maio. Os estados receberam de cada território um relatório com propostas, para que fossem sistematizadas e, no momento certo, votadas em plenária. As escolhidas serão encaminhadas para a Nacional e as demais ficarão em discussão nos próprios estados.

“Nas conferências territoriais, por exemplo, foi discutida a atual conjuntura e a estrutura da agricultura familiar, da reforma agrária, de todos os processos e de todas as políticas públicas executadas pelo governo. Daí é que foram retiradas as propostas para as conferências estaduais”, completa Roberto Nascimento.

Os próximos estados a receberem as conferências estaduais são Ceará, Alagoas e Mato Grosso, nas primeiras semanas de agosto.

Conferência Nacional

A Conferência Nacional, apoiada pelo MDA, tem como objetivo específico debater o desenvolvimento rural sustentável e solidário no Brasil, por meio da construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. A perspectiva do evento é de traçar planos para as próximas duas décadas.

São esperadas 1,5 mil pessoas no evento nacional, sendo 1,2 mil delegados, 200 convidados e 100 observadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet