Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Cooperativa de assentados recém-criada em Morrinhos (GO) alcança produção de 10 toneladas

Criada há apenas oito meses, a Cooperativa Mista de Agricultores e Assentados da Reforma Agrária (Coop-Safra) está mudando a realidade do assentamento São Domingos, em Morrinhos, no sul do estado de Goiás.

A entidade reúne 86 cooperados, em sua maioria assentados do Incra, e já possui na sua carteira de negócios 100 entidades compradoras nos municípios goianos de Piracanjuba, Caldas Novas, Joviânia e Goiatuba.

A produção já atingiu 10 toneladas de alimentos em oito meses. De acordo com o secretário da Coop-Safra, Divino Agmar Mendes Ribeiro, a maior parte da venda é feita por meio de programas federais. "Entregamos nossas hortaliças, frutas, doces e panificados a 70 entidades atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e outras 30 escolas e creches beneficiadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)", explica.

O lucro é reinvestido na produção "Além da entrega para o PAA e Pnae, também vendemos nossos produtos nas feiras livres, mercados e em grandes eventos, como exposições agropecuárias e festas municipais", conta Divino Agmar

Um desses espaços foi a feira Agropecuária de Goiatuba, realizada em julho, no parque de exposições da cidade. A Coop-Safra, pelo terceiro ano consecutivo e com apoio do poder público municipal, se instalou num dos maiores estandes. Foi montada uma cozinha para servir refeições, um local para fazer sucos naturais de frutas produzidas no próprio assentamento, uma mini panificadora, além de bancas de hortaliças, temperos e sorvete. O faturamento nos dez dias de evento alcançou R$ 30 mil.

Diversificação de negócios
A meta da Coop-Safra é crescer e diversificar as atividades a partir de 2014. Segundo o secretário Divino Agmar, o projeto é montar uma fábrica de farinha de mandioca, outra de mussarela, uma despolpadora de frutas, uma misturadora de ração e um viveiro de mudas. A iniciativa tem apoio da Superintendência Regional do Incra em Goiás, que iniciou o diálogo com a Coop-Safra a fim de que seja utilizada parte do núcleo comunitário do assentamento São Domingos para as novas atividades.

Os cooperados também estão inscritos em um curso sobre produção orgânica a ser oferecido pela Emater-GO. Esse será o primeiro passo em busca da certificação da área do assentamento como espaço produtor de orgânicos. O mercado para os produtos da Coop-Safra já existe e inclui uma rede de hotéis de Caldas Novas, cidade turística de Goiás.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet