Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Governo vai repassar a Mato Grosso do Sul recursos para a compra de áreas em litígio

O governo federal vai repassar ao governo de Mato Grosso do Sul recursos para compras de propriedades rurais em litígio entre índios e produtores rurais. A decisão foi apresentada em audiência entre lideranças rurais, indígenas e do governo estadual com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, em Brasília, na manhã desta quarta, dia 7.


O governo do Estado enviou para o encontro os secretários de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e de Justiça e Segurança, Wantuir Jacini. Os produtores rurais estavam representados pelos presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, e da Comissão de Assuntos Fundiários da entidade, Christiano Bortolotto.

Na reunião, ficou acertado que Cardozo e Carvalho irão a Campo Grande na sexta, dia 9, participar de uma nova reunião para definir as áreas que serão compradas e quanto será gasto nas operações. Em princípio, a medida deve contemplar áreas ocupadas na região da Aldeia Buriti, em Sidrolândia, atendendo demandas da etnia terena, e algumas áreas pleiteadas por guaranis. As definições da compra emergencial serão anunciadas na próxima terça, dia 13.

O repasse de recursos ao governo estadual tem objetivo de vencer a etapa burocrática da compra de terras, alternativa aceita como a mais viável para resolver os litígios.

– Não é a solução pronta e acabada, mas é um caminho que está sendo construído com todos os envolvidos e que tem fundamento – considera Riedel.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet