Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Conab estima perda de 26% do trigo no PR por geadas

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltam a campo no Paraná nesta semana para avaliar as perdas nas lavouras provocadas pelas geadas que ocorreram em julho. Há duas semanas, os técnicos fizeram o primeiro levantamento e estimaram as perdas em 695,4 mil toneladas (26%) em relação ao volume previsto no levantamento de safra divulgado no início de agosto. A projeção da Conab para a produção de trigo no Paraná passou de 2,7 milhão para 1,98 milhão de toneladas.


O gerente de levantamento e avaliação de safras da Conab, Francisco Olavo Batista de Sousa, explica que os técnicos irão percorrer quatro regiões produtoras paranaenses. A primeira vai de Paranavaí a Jacarezinho; a segunda, de Ivaiporã a Toledo; a terceira, de Cascavel a Laranjeiras do Sul; e a quarta, de Prudentópolis a Guarapuava. Ele afirmou que as perdas dependem do estágio de desenvolvimento das lavouras na época das geadas. Os efeitos foram mais fortes onde havia formação dos grãos.

Sousa disse que o maior impacto da geada ocorreu na região noroeste, onde as lavouras se encontravam em fase de floração e enchimento de grãos. Ele observou que o trigo está na fase inicial de colheita na região noroeste e que nas visitas às cooperativas os técnicos da Conab poderão fazer as primeiras sondagens sobre a qualidade do grão afetado pelas geadas, que é uma das preocupações dos moinhos. A quebra da safra paranaense levou a Conab a reduzir a estimativa da produção nacional de trigo de 5,6 milhões para 5 milhões de toneladas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet