Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Motoniveladoras beneficiarão 50 municípios paulistas

Cinquenta motoniveladoras irão fortalecer a produção agropecuária familiar no estado de São Paulo. A entrega dos equipamentos é uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa reforçar o parque de máquinas das prefeituras, facilitando a manutenção e construção de estradas vicinais. Com isso, o objetivo é melhorar o acesso e a qualidade de vida no meio rural. As máquinas serão entregues aos prefeitos, nesta quinta-feira (12), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no município de Euclides da Cunha Paulista (SP).


Estas serão as primeiras motoniveladoras a chegar ao estado. O equipamento, com investimento de R$ 19,75 milhões, deve beneficiar cerca de 75 mil produtores rurais paulistas localizados no Território da Cidadania do Pontal do Paranapanema e entorno Na região, predominam horticultura e bovinocultura de leite, para as quais a condição das estradas é muito importante para entregar um produto de qualidade ao consumidor.

“As motoniveladoras vêm atender uma necessidade imediata de melhorar a condição de circulação de mercadorias dos produtores da região, que requerem um escoamento rápido. Além disso, vão facilitar o acesso a serviços, como saúde, educação e lazer – um diferencial na vida das pessoas”, pontua o delegado federal do MDA no estado, José Reinaldo Prates da Silva.

Em São Paulo, já foram entregues 428 retroescavadeiras. Até a conclusão da ação, 521 municípios paulistas receberão o pacote do Governo Federal com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. O investimento previsto para aquisição das máquinas é de R$ 415,5 milhões. O programa deve alcançar quase um milhão de pessoas que vivem e trabalham na zona rural do estado.

Resultados para os produtores

Mirante do Paranapanema será uma das localidades a receber as motoniveladoras doadas pelo Governo Federal. Esta é segunda máquina do pacote do PAC 2 a chegar no município e, junto à retroescavadeira recebida no ano passado, vai ajudar a manter 1,3 mil quilômetros de estradas vicinais, responsáveis pelo escoamento da produção agropecuária local. “Essa máquina vem dar grande suporte ao município. Nós temos dificuldades em atender de forma eficiente a população agrícola porque nosso parque de máquinas é bastante antigo”, afirma o prefeito Carlos Alberto Vieira.

O município tem cerca de 125 mil hectares de área rural, dedicados principalmente à agricultura familiar. Aproximadamente metade desta área é formada por 37 assentamentos da reforma agrária, que agregam mais de 1,6 mil famílias. Segundo o prefeito, a retroescavadeira – em uso a mais de um ano –, tem tido grande utilidade para a população rural, principalmente, na abertura de tanques de armazenamento de água para animais, irrigação e piscicultura. “Está ajudando muito no processo de fortalecimento da produção dos assentados”, ressalta
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet