Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Economia

Para MAPA, em 2013 VBP do frango aumenta 23%; o do ovo, 13%

Nas projeções da Coordenadoria-Geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura (AGE/MAPA), em 2013 os maiores aumentos no valor bruto da produção (VBP) entre os cinco principais segmentos produtores de alimentos de origem animal serão registrados na avicultura de corte e na avicultura de postura. Para o frango, o VBP deve aumentar 23%. Para o ovo o aumento previsto é superior a 13%.


Comparativamente aos ganhos previstos para a pecuária de corte e de leite (de 1,6% e 5,8%, respectivamente), o incremento observado na avicultura é bastante significativo. Mas ele resulta, apenas, da crise enfrentada pelo setor em 2012, ocasião em que os altos custos das matérias-primas restringiram investimentos na produção, gerando menor disponibilidade de frangos e de ovos em 2013. A suinocultura é outro exemplo disso. Tanto que seu VBP aumenta mais de 12% em 2013.

Em suas primeiras projeções para o próximo ano, a AGE/MAPA sugere movimentos mais moderados nos cinco segmentos. Baseado nos dados de produção dos últimos quatro trimestres (IBGE), o órgão de acompanhamento estratégico do MAPA indica que a expansão mais significativa (6,9%) será a do ovo. O boi pode ter o segundo maior aumento (3,1%), vindo a seguir o frango, com incremento de 2,6% no VBP. Para o leite é prevista relativa estabilidade (+0,7%), enquanto o VBP do suíno corre o risco de sofrer ligeiro recuo (-0,9%).

Com essas projeções, o VBP da pecuária tende a aproximar-se dos R$145 bilhões, aumentando 2,5% em relação ao corrente exercício e 13,2% nos últimos dois anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet