Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

Crédito do Banco do Brasil voltado à armazenagem tem baixa procura

O gerente executivo de agronegócios do Banco do Brasil, Günther Knak, afirmou que ainda é tímida a demanda dos produtores pela linha de crédito de R$ 5 bilhões disponibilizada para armazenagem no ciclo 2013/14, iniciado em julho passado.


– É uma decisão de investimento muito importante que depende da região de atuação, da capacidade de produção e da logística. O agricultor sabe que o agronegócio tem momentos de grande safra e outros de colheita menor, então procura avaliar com calma – afirma Knak.

De acordo com ele, produtores e cooperativas da Região Sul são os mais interessados na linha de financiamento.

– É uma região que tem há tempos a cultura da armazenagem, mas as novas fronteiras (agrícolas) devem aumentar a demanda nos próximos meses e semestres – diz.

Sobre a velocidade em que os recursos estão sendo disponibilizados, o gerente do Banco do Brasil disse que o processo é mais demorado porque os projetos precisam passar por avaliações técnicas e ambientais.

– Talvez o mercado esperasse um desembolso mais rápido nos últimos seis meses, mas não tenho dúvida de que o programa vai ganhar velocidade e todos os recursos que o governo disponibilizou para fazer frente à carência de armazenagem vão ser utilizados nos próximos anos – afirma.

Segundo ele, grandes projetos de cooperativas já estão em análise e os gargalos de infraestrutura de armazenagem devem ter redução significativa nos próximos meses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet