Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

O panorama mundial do frango após a crise econômica de 2008

Os resultados (em alguns casos preliminares) de 2013 mostram que, cinco anos depois da crise econômica deflagrada em 2008 (e que até hoje não foi superada), grandes produtores mundiais de carne de frango como Brasil e China mantiveram a mesma participação original na produção mundial.


O mesmo, porem, não pode ser dito do país líder, os EUA, cuja participação recuou de 22% para 20% do total mundial. Ou da União Europeia, onde a participação caiu de 12% para 11% do total.

É interessante notar, entretanto, que o quinto principal “player” de 2008, o México, foi substituído por um novo país, a Índia. Que nesses cinco anos aumentou sua produção em mais de 35%, contra, por exemplo, pouco mais de 10% da expansão brasileira.

Outro aspecto a ressaltar é o relativo à expansão dos países produtores colocados após a quinta posição. Em 2008 eles respondiam, em conjunto, por 31% da produção mundial. Em 2013 passaram a representar mais de um terço do total, registrando expansão da ordem de 34%.

Essa expansão talvez ajude a explicar porque países exportadores, como o Brasil, permanecem com as vendas externas quase estagnadas. Quem ontem adquiria o produto no mercado internacional parece estar, agora, investindo na própria produção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet