Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

Desvalorização cambial minimiza estagnação de preço do frango exportado

Lá como cá, o valor recebido pelo mix de produtos negociados (frango inteiro, cortes, carne salgada e industrializados) é quase o mesmo e, praticamente, corresponde ao valor médio registrado nesses seis anos – algo em torno de US$1.900 por tonelada.


Teria sido pior, no entanto, se a moeda-base dos negócios mundiais não tivesse experimentado valorização em relação à moeda brasileira. Pois isso garantiu que, nos últimos meses, o preço médio da carne de frango registrasse incremento da ordem de 50% em relação ao início de 2008, superando a inflação acumulada no período, da ordem de 40%.

Mas nem sempre a desvalorização cambial foi sinônimo de ganho em relação aos preços do mercado interno. Em setembro de 2013, por exemplo, o preço médio alcançado pela carne de frango exportada (mix de inteiros, cortes, salgados e industrializados) girou em torno de R$4,30/kg. Pois em certos momentos daquele mês o frango abatido resfriado chegou a ser comercializado no atacado paulistano por, aproximadamente, o mesmo valor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet