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Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Economia

Produção de chocolate no Brasil cai e importação sobe nos últimos anos

Brasileiro adora chocolate. Só em 2013, foram consumidas 790 mil toneladas, colocando o País como o terceiro maior mercado do mundo. Mas para dar conta de tanta demanda, o Brasil recorre cada vez mais aos chocolates importados. Trazer esses produtos de fora é ainda mais importante porque a produção nacional vem caindo ano após ano.


Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) mostram que, entre 2011 e 2013, a importação de chocolates saltou de 14 mil toneladas para 20 mil toneladas, um crescimento de 42%.

Para o vice-presidente de chocolate da Abicab, Ubiracy Fonseca, a alta dos importados se deve à procura do consumidor por produtos diferenciados, mais sofisticados, e também por chocolates do segmento "premium".

Apesar do aumento da importação, esses artigos representam uma parte minúscula do mercado. Das 790 mil toneladas consumidas em 2013, apenas 20 mil eram importadas. As 770 mil toneladas restantes eram brasileiras — 97,4% do total.
Essa produção, no entanto, vem caindo levemente nos últimos anos.

Segundo a Abicab, entre 2011 e 2013, a produção nacional passou de 817 mil toneladas para 800 mil. As exportações acompanharam a queda, reduzindo de 33 mil para 30 mil toneladas.

Para o vice-presidente de comunicação da Abicab, Leandro Cervi, esse movimento da produção é praticamente uma estabilidade, já que, em anos anteriores, “o mercado cresceu próximo de dois dígitos”.

— E a alta da importação é um reflexo da procura do consumidor por produtos mais sofisticados.

Paixão nacional

A boa notícia é que o chocolate nacional é mesmo o que agrada o paladar brasileiro.

De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pela Abicab no ano passado, o produto nacional foi melhor avaliado do que o importado.

Em uma escala de 0 a 10, o chocolate brasileiro ficou com nota 8,6, e o dos outros países teve nota 7,4. Foram ouvidos mais de 2.000 consumidores.

Para Fonseca, isso demonstra apenas que "o produto importado é pouco conhecido, até por ter um preço mais alto, e o chocolate nacional tem muita qualidade".

Páscoa é bolso cheio

O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. De acordo com a Abicab, o consumo médio de chocolate por pessoa no Brasil é de 2,8 kg por ano.

Segundo Fonseca, no ano passado, foram produzidas 18 mil toneladas de produtos apenas para a Páscoa.

— A data representa o 13º salário para as indústrias do setor. Em 2013, foram feitos 80 milhões de ovos de chocolate.

De forma geral, as empresas esperam crescer cerca de 10% neste ano em relação a 2013. A Cacau Show tem expectativas maiores. Segundo a gerente de marketing da empresa, Raquel Massagardi, a previsão de faturamento neste ano deve ficar 24% acima do ano passado.
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