Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

SEM FUNDOS

Encarecimento do custo do crédito eleva a inadimplência no cheque no Estado

Foto: Ilustração

Encarecimento do custo do crédito eleva a inadimplência no cheque no Estado
As sucessivas altas da taxa de juros e a elevação da inflação são os principais motivos para a alta da inadimplência no cheque em Mato Grosso e no Brasil. No primeiro quadrimestre de 2014 4,80% dos cheques retornaram pela segunda vez por falta de fundos, volume este, apesar de leve, superior aos 4,74% do verificado no período em 2013.


O levantamento de inadimplência no cheque é da Serasa Experian. De janeiro a abril foram compensados em Mato Grosso 2,471 milhões de folhas de cheques, destas 116,1 mil retornaram por falta de fundos.

Leia também
Mato Grosso tem a 11ª maior inadimplência com o uso de cheques

Conforme o levantamento do Serasa Experian, Mato Grosso na região Centro-Oeste é o que menos tem utilizado o cheque como forma de pagamento. Enquanto o Estado compensou 2,471 milhões de folhas, o Goiás compensou 9,245 milhões, Mato Grosso do Sul 5,035 milhões e o Distrito Federal 3,744 milhões de folhas de cheque.

Em termos de devolução Mato Grosso fica em terceiro lugar no Centro-Oeste. Goiás registrou 284,5 mil devoluções de cheque, o Distrito Federal 129,7 mil cheques e o Mato Grosso do Sul 85,3 mil.

Contudo, apesar de ainda estar superior ao desempenho de 2013, a inadimplência deu sinais de recuo. No período de janeiro a março estava em 4,88%.

Mês

Segundo o Serasa Experian, em abril a inadimplência ficou em 4,59%, percentual inferior aos 4,63% de abril do ano passado e que os 4,94% de março deste ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet