Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

COMÉRCIO

Vendas no varejo em Mato Grosso crescem 6,5% até abril; No Brasil 5%

Foto: Olhar Direto

Vendas no varejo em Mato Grosso crescem 6,5% até abril; No Brasil 5%
Mesmo havendo restrições por parte das instituições financeiras e inflação em alta, a economia em Mato Grosso segue aquecida em decorrência ao agronegócio e a empregabilidade gerada pelas obras da Copa do Mundo. Os dois fatores seguem proporcionando bons frutos ao comércio mato-grossense. Em 2014, até abril, o volume de vendas no comércio varejista no Estado cresceu 6,5% no comparativo com o ano passado no período. Já em relação a abril de 2013 o desempenho positivo foi de 6,9%, conforme revela a Pesquisa Mensal do Comércio (PCM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12). Nos últimos 12 meses o crescimento foi de 6,6% no volume de vendas.


Leia também
Bancos terão horário de atendimento alterados em dias de jogos do Brasil
Banco disponibiliza saques em reais para turistas com cartões emitidos no exterior

Em relação ao mês de março, Mato Grosso registrou leve alta de 0,3% no volume de vendas, mesmo com feriado prolongado de Páscoa e Dia de Tiradentes. Vale ressaltar que março teve Carnaval.

O IBGE revela ainda que a receita nominal de vendas no comércio varejista mato-grossense também segue positiva. No ano as receita cresceu 12,4%, enquanto nos 12 meses 12,5%. Em abril, mesmo sendo um mês atípico para o comércio devido feriados, a alta foi de 13,9% ante o mês em 2013. Já em relação a março 2,3%.



Apesar de no comércio varejista os feriados não terem impactando tanto nas vendas, de acordo com o IBGE, no índice de volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais para construção, o desempenho não foi muito grande. A pesquisa do IBGE revela alta de apenas 4% nas vendas em 2014 até o mês de abril. Já nos 12 meses 3,8% e em comparação a abril de 2013 alta de 3,5%.

Brasil

O desempenho brasileiro visto a desaceleração econômica, cresceu apenas 5% no ano no volume de vendas do comércio varejista. Nos 12 meses a alta foi de apenas 4,9%. Já abril registrou acréscimos de 6,7% em relação ao mês o ano passado.

A receita nominal por outro lado no desempenho nacional apresentou elevação de 11,1% nas vendas do comércio varejista e 11,8% nos 12 meses. Em abril 13,5% ante o mês em 2013.

Ao analisar o volume de vendas no comércio varejista ampliado brasileiro em abril houve estabilidade em comparação ao mês em 2013. Já no ano 1,6% e nos 12 meses 2,5%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet