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Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Economia

Com a Copa, venda de produtos esportivos deve alcançar R$ 16,3 bilhões

Com a Copa do Mundo, a venda de artigos e calçados esportivos no Brasil deve alcançar R$ 16,3 bilhões em 2014. Isso representa um crescimento de 8% neste ano em relação a 2013, segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência.


Cada brasileiro será responsável pelo gasto de R$ 95,91, em média, ante R$ 92,30 no ano passado. A classe B apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 7,32 bilhões, o que representa 45% do total. Já a classe C tem um consumo estimado em R$ 6,37 bilhões, 39% do total.

O estudo mostra, também, que a região Sudeste concentra metade do potencial de consumo do País, com R$ 8,41 bilhões. Mas, no gasto por habitante, a região Sul apresenta maior potencial, com R$ 123,29, seguido do Sudeste (R$ 106,89) e Centro-Oeste (R$ 105,98). No Norte, o consumo por habitante é estimado em R$ 66,90 e no Nordeste, em R$ 64,09.

Na análise por classe e região, a classe B do Sudeste lidera com R$ 3,98 bilhões de potencial de consumo estimado para 2014. A classe C, também do Sudeste, aparece em seguida, com R$ 3,22 bilhões. A região Norte apresenta o menor potencial de consumo em todas as classes, tendo o maior consumo na classe C (R$ 344,27 milhões) e o menor nas classes D e E (R$ 99,38 milhões).

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de tênis e sapatênis para adultos, equipamentos esportivos, bicicleta para adultos, aparelhos de ginástica, acessórios para pesca e acampamento, entre outros.




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