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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Economia

Diesel, pedágio e financiamento pesam no bolso de motorista

O profissional relata que em 2013 conseguia ter um lucro na faixa de R$ 4.300 por mês. Já em janeiro deste ano, o recurso não teria passado da faixa de R$ 3.500.


Para entendermos melhor o caso, o faturamento bruto do caminhoneiro gira em torno dos R$ 30 mil. No entanto, seus gastos também são altos, alcançando a cifra de R$ 26.469/mês em média.

Estão contabilizados, dentre os gastos do caminhoneiro, todos os custos burocráticos com o veículo como o seguro (R$ 20 mil anuais) e o IPVA (R$ 2.791 anuais).

Os gastos com manutenção também entram na conta: pneus (R$ 6.400 anuais), lona (R$ 3.000 a cada três anos), óleo (R$ 500/mês) e até mesmo outros extras como a contratação de "chapas" (ajudantes de caminhoneiro) para o descarregamento das mercadorias (R$ 1.200/mês), por exemplo.

Despesas como a arrecadação mensal como autônomo para o INSS também estão lá (R$ 220/mês).

Parcelas de R$ 3.800/mês pagas pelo financiamento de 60% do caminhão novo também estão contabilizadas no orçamento, assim como a reserva de R$ 800 mensais para compor a entrada do próximo caminhão e cobrir imprevistos como multas e quebras inesperadas de peças.

Diesel e pedágio

De tudo o que foi contabilizado, é interessante notar que os gastos mais pesados para o caminhoneiro são os dos pedágios das estradas (R$ 2.475/mês), a parcela do caminhão novo e, principalmente, os de consumo de diesel (R$ 10,2 mil/mês).

Diesel, financiamento e pedágios, somados, respondem por 74% dos compromissos mensais que o profissional precisa honrar, ou seja, muito mais do que a metade.

É importante deixar claro que, desde 2013, o diesel, os pedágios e outros insumos, de fato, têm ficado mais caros, achatando o lucro dos caminhoneiros. Vale lembrar que 60% das cargas são transportadas por caminhões que utilizam óleo diesel.
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