Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Aneel aprova abertura de audiência para discutir leilão de reserva

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira (22) a abertura de audiência pública para debater o edital do leilão para a contratação de energia de reserva marcado para 29 de maio.


Poderão participar do leilão apenas projetos de construção de termelétricas para produção de eletricidade por meio da queima de gás natural. O custo máximo admitido é de R$ 330 por MWh (megawatt-hora).

O edital também prevê que os empreendimentos contratados deverão começar a gerar energia a partir de janeiro de 2016 e por período de 20 anos. O objetivo é que essas usinas ajudem a poupar água dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que devem chegar ao início do próximo ano com o armazenamento médio mais baixo da história.

Durante a debate, os diretores da Aneel se mostraram preocupados com os prazos, considerados curtos, tanto para a audiência pública – que vai ocorrer entre 23 de abril e 4 de maio – como para que as usinas fiquem prontas. Por conta disso, a agência pode propor ao Ministério de Minas e Energia a prorrogação da data de início da geração pelos empreendimentos contratados no leilão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet