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Domingo, 21 de julho de 2024

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Consumidores que têm 2º grau completo são os mais endividados, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Ilustração

Consumidores que têm 2º grau completo são os mais endividados, aponta pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Procon de Mato Grosso e divulgada nesta segunda-feira (04) apontou que os consumidores que tem o 2º grau completo são os que têm o maior índice de endividamento (35%). Logo depois, aparecem os que têm o ensino superior completo (22%). O desemprego foi escolhido como a principal causa do endividamento. O levantamento sobre o perfil dos mato-grossenses endividados foi realizada durante a 3ª Edição do Mutirão de Combate ao Superendividamento.

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O levantamento apontou ainda que a maioria dos endividados são casados (47%), na seguida vem os solteiros (37%). 52% dos entrevistados eram do sexo feminino. A pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados (31%) tem entre 25 a 34 anos. Dos que responderam, 26% tem um dependente em casa e 23% não tem nenhum.

A superintendente, Gisela Simona Viana, explicou que o objetivo do estudo é saber um pouco mais sobre os consumidores que estão na situação de endividamento e de superendividamento. Os dados servirão para subsidiar ações do Procon, especialmente as atividades voltadas à prevenção e à educação para o consumo:

“Hoje, o superendividamento é um dos principais problemas que afetam as famílias brasileiras. Por isso, é importante conhecer quem é o consumidor endividado, para que os Procons desenvolvam ações específicas para esse público”, explica a superintendente. Os questionários foram aplicados de 09 a 13 de março, durante o Mutirão de Combate ao Superendividamento.

No mesmo período, a entrevista foi aplicada para os consumidores de Alto Taquari, Cáceres, Cláudia, Diamantino, Jauru, Juara e Tangará da Serra, através dos Procons Municipais que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. No total, 326 consumidores foram entrevistados.

Ao todo, foram 20 perguntas aplicadas. Nas cinco primeiras foram tratadas questões gerais, como estado civil, sexo, idade, formação e ocupação. Da pergunta seis a 15, as questões versam sobre a renda da família, causas e impacto da(s) dívida(s). De 16 a 20, o questionário aborda o crédito (que virou dívida) e o processo/exigências para a liberação para empréstimos/compras.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.
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