Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Sebrae será parceiro na implantação de Centro de Economia Criativa de MT

Secretários de Estado, técnicos de cinco de secretarias e diretores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19.06) na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para discutir o desenvolvimento de políticas públicas para os setores da Economia Criativa. O Centro de Economia Criativa de Mato Grosso, que envolve diferentes secretarias de estado, terá como principal objetivo servir como um centro de referência do segmento.


Entre os participantes, os secretários de Estado Leandro Carvalho (Secel) e Valdiney Arruda (Trabalho e Assistência Social), os adjuntos Regiane Berchieli (Cultura) e Luis Carlos Nigro (Desenvolvimento do Turismo), a diretora do Sebrae-MT Leide Katayama, além de gestores e técnicos das secretarias de Estado de Educação e de Ciência e Tecnologia.

“O Sebrae tem profundo conhecimento do assunto e uma experiência importante para somar forças no processo de criação de uma política pública para o setor. Estamos ampliando o leque de parcerias para que a iniciativa ganhe fôlego, atinja todo as regiões do Estado e seja sustentável”, destacou o secretário Leandro Carvalho.

Na ocasião, a diretora do Sebrae reafirmou o compromisso da instituição com o projeto. “É fundamental definir o modelo de governança, e estamos à disposição para ajudar no esclarecimento dos papéis de cada ente nesse processo”.

O consultor Richard Alves, da Barcelona Media, uma das mais importantes agências europeias de inovação e tecnologia, apresentou um panorama sobre o setor no mundo, incluindo conceitos de criatividade, as demandas de cada segmento, exemplos bem sucedidos e os desafios para o desenvolvimento da Economia Criativa em Mato Grosso.

Foi exposto também um estudo sobre a Economia Criativa em Cuiabá encomendado pelo Sebrae ao Barcelona Media em 2013. Entre os elementos decisivos para estabelecer uma política para a Economia Criativa em Mato Grosso, o consultor destacou a necessidade de levantar dados regionais, fomentar e capacitar os empreendedores criativos e melhorar a infraestrutura da cadeia. “Mais importante ou tão importante que superar esses desafios é buscar um modelo eficiente de gestão para o projeto”, ressaltou o consultor.

O Centro da Economia Criativa funcionará no Grande Hotel, antigo prédio da Secretaria de Cultura, na Avenida Getúlio Vargas, após reforma e adequações. O espaço abrigará atividades de relacionadas ao setor, com o objetivo de gerar e potencializar novos empreendimentos. O programa multisetorial é dividido em quatro eixos: formação e qualificação, fomento e empreendedorismo, desenvolvimento de territórios criativos e estudos e pesquisas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet