Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Após 'Financial Times', Pearson negocia venda da 'Economist'

RIO - O grupo editorial britânico Pearson negocia a venda de sua fatia de 50% no Economist Group, que publica a revista "The Economist", confirmou a empresa neste sábado. A notícia veio na mesma semana em que a Pearson anunciou a venda do FT Group, que publica o jornal Finantial Times, para o grupo japonês Nikkei por 844 milhões de libras (US$ 1,3 bilhão).


"Pearson confirma que está em negociações com o Conselho de Administração do The Economis Group em relação à venda de nossa participação de 50% no grupo. Não é certo que este processo conduza a uma transação", anunciou um porta-voz da companhia à AFP.

Fontes ouvidas pelo "Financial Times", estimam que o percentual possa ser vendido por 400 milhões de libras (US$ 620 milhões), mas o acordo não é iminente. Aparecem entre os potenciais compradores as famílias como Rothschild, Cadbury e Schroder, segundo a publicação. A Pearson adquiriu metade do Economist em 1957, como parte da aquisição do Financial Times, e agora tenta concentrar sua atividade no âmbito educacional.

"Pode ser um grupo mundial de educação ou um grupo mundial de jornalismo, que são duas coisas muito boas, mas é difícil ser as duas coisas ao mesmo tempo", declarou John Fallon, diretor-geral do Pearson, depois de anunciar a venda do Financial Times.

VENDA DO FT GROUP

A venda do FT Group marca a maior aquisição já realizada por uma organização de mídia japonesa. O jornal financeiro era controlado pela Pearson há quase 60 anos.

O "Financial Times" foi um dos primeiros jornais a cobrar por seu conteúdo online e tem se saído melhor que a maioria dos jornais na transição para a publicação digital. Segundo o grupo Pearson, o acordo aconteceu nas últimas semanas e excluiu da negociação os 50% em ações do Economist Group ou a sede do jornal em Londres, às margens do Rio Tâmisa.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet