O comércio em Mato Grosso amargou queda de aproximadamente 10% nas vendas em relação a igual período em 2014. Ao contrário do esperado pelos comerciantes, os mato-grossenses optaram em ‘fechas as mãos’ neste final de ano, principalmente em decorrência a compromissos de começo de ano como matrículas escolares, material escolar e impostos, como IPVA e IPTU.
As projeções dos comerciantes apontavam para um crescimento médio de 5% nas vendas em relação ao ano passado, principalmente os shoppings.
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O presidente do Sindicato Intermunicipal de tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT), Roberto Peron, revela que as vendas em Mato Grosso caíram aproximadamente 10%. Segundo ele, o consumidor “está sem poder de compras, além disso a margem de renda do empresariado também está em queda”.
As incertezas econômicas diante a situação do Brasil, incluindo política, é o ponto de partida para o que se tem visto em Mato Grosso e no país neste final de ano: ruas e comércio vazios.
“O consumidor optou em segurar para poder honrar com os compromissos de início do ano, como matrículas escolares e impostos (IPVA e IPTU). Esperamos que em 2016 tenhamos uma retomada da economia”, declarou ao
Agro Olhar.
Promoções para elevar vendas
Uma das apostas do comércio para tentar 'alavancar' as vendas são as promoções. Algumas lojas amanheceram no dia 26 de dezembro com faixas e adesivos anunciando promoções e liquidação.
Porém, como o
Agro Olhar constatou, antes mesmo do Natal já era possível encontrar promoções na tentativa de chamar a 'atenção' dos consumidores.